7 dicas de ferramentas incríveis de monitoramento na internet

monitoramento na internet

O monitoramento na internet é essencial para o negócio

O monitoramento de informações, principalmente da marca de uma empresa é uma prática que se tornou essencial para qualquer negócio que esteja na internet. O monitoramento na internet deve ser regular e eficaz.  O monitoramento na internet permite conhecer melhor o público-alvo, perceber as tendências do mercado e planejar novas estratégias de marketing e conteúdo.

As Métricas

Existem diversas métricas que podem ser exploradas. Geralmente são utilizadas para medir o todo o desempenho da marca na internet e fornecer dados que sejam estratégicos para o negócio.

Além disso, é possível entender as tendências do mercado e interagir com o consumidor. Sempre oferecendo um melhor serviço de atendimento, compreendendo as necessidades dos seus clientes.

Neste texto, separamos 7 ferramentas incríveis de monitoramento com diferentes análises. Elas podem auxiliar na produção do relatório de monitoramento, nas tomadas de decisão em relação aos concorrentes, na produção de conteúdo e na criação de novas estratégias para suas redes sociais.

  1. SimilarWeb (Premium) – Apresenta dados de origem, tempo de permanência, taxa de rejeição, audiência e ranking. Revela páginas internas mais populares e permite o acompanhamento de campanhas dos concorrentes.
  2. Mondovo (Pago) – Analisa seu site com 10 concorrentes. Permite busca de páginas e termos específicos. Analisa qualidade, composição e a performance dos seus links. Não restringe usuários simultâneos.
  3. Semrush (Grátis e Pago) – Oferece gráficos de palavras-chave, pesquisa orgânica e anúncios. Busca termos que podem gerar tráfego para o seu site. Observa links patrocinados e crescimento de tráfego da concorrência.
  4. Google Alert (Grátis) – Detecta conteúdo relacionados a frase ou termo. Envia relatório por e-mail quando sua marca é mencionada na web. Possibilita acompanhar as oscilações de preços dos fornecedores.
  5. Keyword Planner (Grátis) – Apresenta ideias para grupos de anúncios. Encontra palavras-chave utilizadas pelos concorrentes. Apresenta estatísticas sobre o desempenho dos termos, elenca médica de pesquisas mensais e concorrência (baixa, média ou alta).
  6. Wordtracker (Pago) – 2.000 palavras em uma pesquisa. Encontra palavras-chave relacionadas a um conteúdo e elenca as melhores com bases em SEO. E permite o armazenamento de múltiplos projetos.
  7. Hootsuite (Grátis e Pago) – Permite agendamento de postagens com definições de datas e horários. Possibilita gerenciar múltiplas contas das redes sociais na mesma tela. Acompanha o engajamento de temas e hashtags e está disponível em aplicativo mobile.

Espero que essas dicas de ferramentas tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo no seu negócio. Mãos à obra!