Alta temporada como hotel e pousada deve se preparar

como preparar seu hotel e pousada para alta temporada

A chegada da alta temporada é o momento mais esperado para a indústria hoteleira. É um período de conseguir ocupação total nas reservas. São muitos hóspedes entrando e saindo. No entanto, é imprescindível se preocupar na gestão desse aumento da carga de trabalho que o espera.

É muita coisa para cuidar e deixar tudo organizado para seus hóspedes terem uma experiência agradável e tudo ocorrer bem.

Para ajudar o dono de pousada ou hotel ficar 100% preparado para a alta temporada, tirar o máximo de proveito e conseguir um bom lucro nesse verão aqui estão nossas dicas para garantir bons resultados.

São vários pontos que requer atenção. Desde as condições do seu estabelecimento, o marketing e os serviços prestados.

ALTA TEMPORADA: COMO SE PREPARAR?

Com a entrada do verão, o destino mais procura é mesmo o litoral. É também o período de férias, seja do trabalho ou das aulas. Ou seja, a família vai sair para viajar junta.

Mesmo se o seu hotel ou pousada não estiver próximo a praia, tem que investir no conceito de passar momentos felizes com a família atrelado aos atrativos da sua cidade, região e da sua pousada ou hotel.

A alta temporada é momento de festas que engloba Natal, Réveillon e até o Carnaval.

Valorize ao máximo este momento e promova atrações com estas temáticas principais, como jantares ou festas. É uma maneira de cativar seus futuros hóspedes.

Não ignores outras atrações e festas regionais ou municipais, esteja a par das festividades de sua região. Esses evento contribuem na hora da tomada de decisão.

ATENÇÃO COM O MARKETING DO HOTEL OU POUSADA

Tudo bem que na alta temporada a demanda é muito grande e você sabe que terá muitas reservas. Mas conseguir muitas reservas não é sinal que você teve um grande lucro na temporada.

Um dos indicadores que vão garantir um lucro real são suas taxas de reservas diretas e isso você conseguirá se estiver com seu marketing bem afiado e com todos os outros fatores importantes para atrair mais e mais visitantes.

Vamos começar do pressuposto que o dono da pousada ou hotel já tenha feito as análises preliminares para entender o cenário da sua propriedade, estudar o público alvo e saber quais são seus objetivos.

Agora quando se trata de promover seu hotel ou pousada, é fácil se sentir confortável com os mesmos truques e ideias que já aplicou várias vezes. Quando algo está funcionando – ou pelo menos funcionando bem o suficiente – você pode não estar motivado para mudar isso.

No entanto, sua estratégia de marketing comprovada é a correta para garantir bons resultados para a alta temporada? Esse é um ótimo momento para avaliar suas campanhas de marketing e, possivelmente, implementar algumas novas estratégias que podem gerar reservas adicionais.

Comece analisando seu site. Será que ele está sendo facilmente encontrado na internet?  O site do seu hotel está bem otimizado para torná-lo responsivo e amigável para o algoritmo do Google?

Existem táticas que um site precisa para gerar reservas. Um site para atrair os viajantes atuais, que têm o poder de pesquisar e comparar sem sair de suas casas, precisa de atualização constantemente, e mais do que isso, precisa de técnicas para direcionar os seus visitantes a tomar ações que façam parte do funil de compras dos viajantes. Considere também escrever e atualizar o conteúdo de seu blog e, então, compartilhe pelas redes sociais de seu hotel para que os serviços oferecidos tenham maior alcance entre os possíveis hóspedes.

Marketing hoteleiro
Marketing hoteleiro

Um bom conteúdo ajuda a acelerar a decisão de compra do viajante além de contribuir para aparecer nos primeiros resultados de busca orgânica do seu hóspede. Você pode entender porque o marketing de conteúdo é importante para sua empresa nesse artigo.

Antes e durante a alta temporada você deve intensificar suas ações principalmente nas redes sociais, produzindo conteúdo e compartilhando informações dos eventos e dos acontecimentos da região.

Atualmente cerca de 75% dos viajantes começam utilizando um buscador (o Google, por exemplo) para encontrar acomodações, além de visitarem os perfis da propriedade em redes sociais, como o Instagram, o Facebook e sites de reviews como o TripAdvisor, para saber quais são as impressões de pessoas que já se hospedaram em determinado hotel.

Como deve perceber a mídia social tem um papel importante na jornada de compra do viajante. Canais como Facebook e aplicativos como Instagram são ferramentas constantes nas buscas dos hóspedes por hotéis e pousadas. Aqui recomendo criar anúncios para impulsionar o alcance e a conversão para reservas.

O Google também possui espaço de anúncios e você dever inserir esse canal em sua estratégia para você aparecer no momento que alguém buscar opções de acomodações na sua cidade. Atualmente são mais de 3.5 bilhões de pesquisas no Google e não vale a pena ficar fora disso. Como costumo falar: “Quer se esconder basta ficar na terceira página do Google”.

Nessa temporada invista no seu marketing, renove seu material impresso e apareça o máximo que puder sempre com boa reputação. É importante compreender quais são os custos e onde você deve investir seus esforços com o marketing digital.

FORTALEÇA A RELAÇÃO COM O CLIENTE

Uma das maneiras para conseguir gerar mais reservas é fidelizar e se relacionar de maneira correta com seus próprios clientes.

Com a alta temporada e o aumento da demanda é uma boa oportunidade para começar a se relacionar com seus clientes e futuros clientes. Comunique-se constantemente através de e-mail, rede social ou canais de mensagens instantâneas como Whatsapp e Messanger. Envie conteúdos e informações relevantes como dicas de passeios, eventos, o que a cidade e região proporcionam entre outras informações.

Alta temporada como hotel e pousada deve se preparar

Contar com um programa de fidelidade também é uma boa estratégia para fortalecer sua relação com o cliente. Para fidelizar seu hóspede crie recompensas que gere valor para aqueles clientes que já se hospedaram em seu hotel ou pousada. Você pode conferir aqui dicas incríveis para fidelizar um hóspede.

MANTENHA SUA HOSPEDARIA EM BOM ESTADO

Os turistas deixam suas casas e querem se sentir confortáveIS e à vontade em seu destino.

Não tem nada pior que oferecer um quarto com problemas de manutenção, mal acabado, cama com colchão velho e banheiro com mau cheiro. Tome o máximo de cuidado para os quartos serem agradabilíssimos.

Óbvio que problemas podem ocorrer no decorrer da estadia, então deixe engatilhado uma equipe de manutenção para esse período de grande movimento.

Esses cuidados também valem para toda sua infraestrutura.

Também se deve prestar atenção é com acesso à internet.  Disponibilizar um serviço de Wi-fi é primordial e quando se tem muitos usuários conectados é importante atualizar sua banda de internet com um wi-fi mais potente.

Uma pousada ou hotel conservado, arrumado, com uma decoração diferenciada faz toda a diferença para os hóspedes. A maioria busca viver uma experiência diferente da que tem em casa.

O café da manhã é outro serviço que precisa de uma atenção especial, pois contribuirá muito para cativar seus hóspedes. Mas não pare por aí, seja criativo e busque encantar seus hóspedes com mimos como docinhos, cheiros, flores, cores, bilhetes e a impressão de que estão em um local com gente atenciosa. Isso trará depoimentos positivos na rede social e até fidelizar seu visitante para o próximo ano.

PREPARE SUA EQUIPE PARA A ALTA TEMPORADA

Prestar um bom serviço requer pessoas e para atender seus hóspedes com a atenção que eles merecem é preciso ter funcionários que estejam motivados, treinados e preparados para lidar com a alta demanda de serviços, além de atender necessidades que mudam numa velocidade muito alta.

Treinar a equipe de seu hotel é fundamental para manter o bom funcionamento do seu negócio.

Os profissionais do seu hotel ou pousada são um fator crucial para garantir o sucesso na alta temporada. Afinal, o atendimento tem um papel importantíssimo para a satisfação do hóspede; e hóspedes satisfeitos se tornam clientes fiéis e ajudam a fortalecer a credibilidade para sua marca.

REVISE SUAS TARIFAS E PACOTES

Durante esse período, revisar seus pacotes para se ajustar com a demanda da alta temporada é crucial. Comece definindo o preço correto para atrair o máximo de visitantes.

Para compreender qual o valor ideal que você deve cobrar, uma solução é espionar a concorrência, que é muito acirrada, para fazer uma análise comparativa e saber qual tarifa é mais adequada para sua pousada ou hotel.

Avalie todos os fatores que podem impactar diretamente nos valores praticados. Um evento é um deles onde você pode até incluir na sua tarifa o ingresso e o transporte.

Um ótimo parâmetro para ajudar a precificar suas opções de pacotes de hospedagem e quartos disponíveis é rever os dados do ano anterior. Além disso, auxilia na otimização de disponibilidade por meio de canais de distribuição.

Lembre-se que você precisa ter tarifas competitivas e compatíveis com o mercado.

DURAÇÃO DAS ESTADIAS

Outro ponto importante que deve rever em seus pacotes de hospedagem é na duração das estadias.

Quando antecipa um período de alta demanda é recomentado aplicar um período mínimo de permanência. Seu hotel ou pousada deve estabelecer um limite mínimo e máximo de dias para os hóspedes ficarem em seu estabelecimento.

Na alta temporada, por exemplo, você pode aceitar reservas de longa duração e rejeitar as mais curtas. Dessa maneira, é possível controlar a demanda durante os períodos mais movimentados e aumentar a taxa de ocupação na baixa demanda.

As estratégias de duração da estadia podem aumentar sua receita quando você espera um grande volume de reservas.

Lembre-se de que, com todas as opções acima, você precisa ter cuidado. Se não houver demanda suficiente ou se essas táticas forem mal executadas, isso poderá ter um efeito negativo nos seus resultados.

ERROS QUE DEVEM EVITAR

Alguns hoteleiros reservam seus quartos deliberadamente para antecipar cancelamentos. No entanto, reservar em excesso significa que você corre o risco de fazer uma reserva dupla, o que não vale a pena. Você parece ser desonesto e desorganizado sem contar que precisará lidar com clientes chateados e com reputação negativas nas redes sociais.

Em vez de agir dessa maneira, observe suas políticas de cancelamento para garantir que você não opere com prejuízo. Há sistema de reservas que ajuda a gerir seu negócio com segurança e dinamismo. Com um bom sistema, como o Meu-hotel, você terá em mãos detalhes de cobrança que permitirá cobrar suas taxas de cancelamento e alteração se o hóspede alterar ou desistir da reserva.

Não investir em mídias pagas é outro erro que pode prejudicar seu negócio. Claro que na alta temporada a procura é muito grande, porém muitas das suas reservas porão vir pelas OTAs e com isso diminuir drasticamente seus lucros.

Talvez você acha que imagens feitas pelos seus hóspedes não tenha a qualidade que você almeja para seu material de divulgação. Mas saiba que conteúdo gerado por usuários é uma boa maneiras de provar quais experiências sua pousada ou hotel proporciona.

Pois bem, se quiser aprimorar suas estratégias para a alta temporada você pode contar com a Divulggare. Somos especialistas em marketing para hotelaria e contamos com táticas para alavancar suas reservas na alta e baixa temporada. Converse agora com um especialista de marketing para hotel