A∴ R∴ L∴ S∴ UNIÃO DAS AMÉRICAS N°1945 B∴ O∴
OR∴ CARAGUATATUBA
À G∴ D∴ G∴ A∴ D∴ U∴
Ir∴ Apr∴ M∴ Herlon Bolzan Marangon
23 de outubro de 2023, da E∴V∴
MEU ENTENDIMENTO DO GRAU APR∴
Meus Ir∴, primeiramente agradeço a Deus por esta oportunidade e segundo ao meu padrinho que me deu a honra de ser indicado e aceito pela ordem maçônica, especialmente aqui na União das Américas.
Vou ser sucinto e rápido para apresentar meu trabalho, diferente do meu primeiro que foi realmente extenso.
Nesse trabalho expressarei meu entendimento sobre o Grau Apr∴, mas não tenho como expressar meu entendimento sem deixar de descrever sobre minhas impressões, afinal completei 1 ano de maçonaria, nesse mês de outubro.
Parece que passou rápido, mas mesmo com essa percepção de 1 ano que passou voando, tive muitos aprendizados e boas experiências aqui com os IIr∴.
Primeiramente, após a minha iniciação, ao qual apresentei meu primeiro trabalho, sobre minhas impressões, sinceramente não compreendia a grandeza e o que realmente é a maçonaria.
Por isso terei que expor minhas impressões para conseguir relatar o meu entendimento do Grau de Apr∴.
Então, começarei relatando que minhas impressões no começo da minha jornada, era que faria parte de um grupo de pessoas selecionadas com interesses comuns de ajudar uns aos outros.
Nos primeiros passos como Maçom, além de participar das seções, sentado em um banco desconfortável, só recebia instruções dos IIr∴.
Eram muitas orientações. Como ter a postura do maçom em loja, os sinais de reconhecimento, não revelar os segredos, como entrar em loja, a importância do ritual entre outros.
Sobre o ritual gosto de ressaltar a orientação do nosso Ir∴ Augusto que disse que nosso ritual deve ser um livro de cabeceira, mas com o devido cuidado para não deixar a cunhada ler.
E segui conforme as instruções…
Pois bem, nos primeiros meses era tudo novidade e ainda não compreendia os propósitos da maçonaria nem as infinidades de símbolos que nos envolvem.
Frequentava semanalmente as reuniões seguindo o ritual com a obrigação de apresentar um trabalho. Em minha percepção, era o que tinha que cumprir para fazer parte desse grupo, da Loja da União das Américas.
Cheguei até me questionar. Por que fazer parte dessa ordem que parece ter apenas um caráter político? Pois até então só via a condição de fazer parte de um grupo que seguia um ritual cheio de simbologia, até então sem sentido pra mim.
Mas com andar da carruagem, fui tomando maior compreensão do que realmente é a Maçonaria e o tão grande e inspiradora é sua filosofia.
A virada de chave, da minha compreensão sobre a Maçonaria, veio no ERAC, em Tremembé. A partir desse momento comecei a entender qual é realmente o propósito da Maçonaria para nossas vidas.
Com tudo, os trabalhos apresentados no ERAC e os estudos em loja, contribuíram para abrir minha visão sobre a ordem, ao qual começou a fazer mais sentido. Tudo entrou em sintonia e percebi que a maçonaria pode realmente ajudar no aprimoramento do meu caráter, a fim de me tornar uma pessoa mais prestativa junto à sociedade.
Desse momento em diante, minha percepção foi alinhada com os propósitos da Ordem Maçônica que há milênios promove a perfeição do ser humano, servindo para instruir os maçons em lapidar sua P∴ B∴ interior, esta por sinal, uma simbologia que representa o Grau do Apr∴.
Inclusive, a P∴ B∴, foi um dos trabalhos que apresentei em loja e que me ajudou a ter mais entendimento da filosofia maçônica e o significado do Grau de Apr∴.
Também compreendi, que fazer parte de um grupo maçom é seguir uma das primícias dessa ordem, a fraternidade. Onde fazemos parte de uma irmandade benevolente.
Outro ponto que me deixava confuso e sem assimilar nada eram os símbolos em loja. Mas hoje percebo que a simbologia dentro da loja tem um significado que remete ao estágio de cada grau e só fazendo novos progressos da maçonaria será possível seu entendimento.
E aqui, meus IIr∴, me sinto acolhido por todos e percebo que realmente faço parte dessa irmandade, de pessoas íntegras, afetuosos, de bom caráter e de bons costumes.
Posso afirmar ainda que nesse um ano na maçonaria, eu entendo que temos um longo caminho a percorrer.
E nós aprendizes estamos apenas no início desse processo que começa em desbastar nossa p∴ b∴, ficarmos em silêncio para nossa introspecção e buscar nosso eu interior a fim de nos elevarmos com sabedoria.
Além do mais, devemos também seguir sempre as luzes da loja que nos guiarão aos Princípios Maçônicos.
Concluindo esse trabalho, compartilho com os IIr∴ que como Apr∴ compreendi que esse é apenas o início de uma jornada. Pois, como maçom, devemos constantemente aprimorar nosso ser, se tornar uma pessoa justa, honesta, sensata e fraterna para levantarmos templos a virtude e levarmos amizade, paz e prosperidade a todos os Irmãos.
E posso afirmar ainda que a maçonaria faz todo o sentido pra mim que busco sempre melhorar como pessoa, como marido, como pai, como irmão, como amigo e como profissional.
Agora é seguir para o próximo passo, me tornar um Companheiro Maçom. Que assim seja…
BIBLIOGRAFIA:
- Não tem, pois são apenas minhas próprias impressões;