Por que é recomendando investimento em marketing digital

Hoje em dia, ter uma presença efetiva na rede é essencial para os negócios e, para isso, é essencial o investimento em marketing digital. Com ele, você pode aumentar, e muito, o lucro da sua empresa!

Mas para alguns empresários é um desafio definir um Orçamento para o Marketing Digital. Apesar de almejarem crescimento, ainda não investem em soluções e não sabem qual seria o investimento adequado.

Isso porque muitos CEOs ainda não enxergam a importância da área e encaram o marketing como uma despesa. No entanto, o Marketing Digital tem apresentado outra perspectiva, tornando-se uma oportunidade de crescimento e geração de vendas, quando unido à equipe comercial.

Esse novo cenário consolida-se em um ambiente de aumento da competitividade, para o qual o Marketing Digital tem contribuído com estratégias que tornam a empresa mais relevante e competitiva para o público.

Mas, como definir o investimento em marketing digital?

O orçamento de marketing digital

Se você realmente quer gerar resultados expressivos, é preciso que o investimento em marketing digital seja de forma contínua e saudável, sempre mensurando o retorno do investimento.

Geralmente um orçamento de marketing digital envolve pelo menos os seguintes investimentos:

•             Desenvolvimento ou atualização do website;

•             Anúncios (Google Adwords, Facebook Ads e outros);

•             Produção de conteúdo;

•             Ferramentas (e-mail marketing, automação de marketing, analytics, CRM, etc);

•             Equipe ou agência parceira;

Quanto investir

Falando diretamente em valores, para obter sucesso com uma campanha digital, considerando uma estratégia de inbound marketing completa com os itens que listamos acima, o ideal é que se inicie o processo com um orçamento de marketing digital de ao menos R$5.000,00 por mês.

Conforme os resultados forem aumentando o recomendado é que o investimento seja entre 5% e 10% do faturamento dependendo do custo do produto e da margem de lucro.

Orçamento correto de uma campanha de marketing digital

Um orçamento de marketing obriga você a pensar cuidadosamente sobre aonde deve investir melhor para economizar recursos e tirar o melhor proveito das estratégias. Ou seja, um orçamento te dá uma base para analisar qual o ROI (retorno do Investimento) das suas estratégias de marketing, descobrindo assim o potencial de retorno delas.

Dessa forma, saberá quais estratégias deve abandonar e quais devem ser remodeladas para que o investimento traga o máximo de retorno possível.

Agora que você já sabe quanto e como investir em marketing digital, precisa se familiarizar com alguns pontos importantes para garantir que seu orçamento seja aplicado corretamente.

1 – Esperar resultados imediatos

Para garantir o sucesso da estratégia de marketing digital é necessário realizar um trabalho contínuo e duradouro com um bom planejamento.

Com um planejamento de orçamento para o marketing, você pode incluir um percentual para ficar disponível para testes. Assim, é possível tentar ações novas, sempre medindo os resultados para descobrir tendências e oportunidades de investimentos que tragam retornos muito maiores que os atuais.

Muitos empresários esperam retorno imediato ao investir em marketing digital, porém a campanha deve ser executada em longo prazo para obter resultados satisfatórios e impactar no faturamento.

2 – Conhecer sua audiência

É importante definir as personas para sua estratégia. Para direcionar seus investimentos corretamente você deve entender seu público alvo e saber quais são as necessidades dele para elaborar conteúdo relevante. Além disso, você deve acompanhar sua audiência em todos os canais de relacionamento.

3 – Faça pesquisa e um bom planejamento

Para divulgar seu negócio no mercado online e alcançar seu público alvo é essencial fazer uma pesquisa detalhada e um bom planejamento definindo seus objetivos, público, as ferramentas necessárias, etc. Outro ponto importante é integrar as mídias, mas para isso, você precisa saber onde está seu público e quais os interesses deles.

4 – Qualidade nas Publicações

Ao definir seu orçamento de marketing digital tenha em mente que a estratégia deve ser duradoura. Sendo assim, você deve realizar um planejamento para manter publicações frequentes e com qualidade. Se não houver um profissional responsável por essas atividades na empresa o ideal é buscar parcerias com agências ou profissionais especializados.

5 –Campanhas patrocinadas

Anúncios patrocinados no Facebook ou Google são ótimas formas de alcançar sua audiência e aumentar o acesso ao site. Sem dúvida, seu investimento em marketing digital será mais assertivo se contar com uma boa estratégia. Se você tem um orçamento baixo o ideal é priorizar uma mídia para obter volume suficiente e garantir um bom desempenho nela.

6 – Investimento x resultado

Você pode começar sua campanha com um orçamento de marketing digital pequeno, mas precisa ter em mente que o resultado será compatível com o valor investido.

A competitividade no meio digital é grande e para manter um crescimento nesse meio é preciso investimento. Assim que os primeiros resultados aparecerem é indicado ampliar o orçamento para aumentar a lucratividade.

7 – Acompanhamento frequente dos investimentos

O acompanhamento frequente é necessário para analisar os indicadores de resultado da campanha e aperfeiçoá-la de forma mais eficiente. Além de garantir que sua empresa não perca dinheiro.

Esse acompanhamento é essencial, e ele deve ser feito por profissionais que entendam de indicadores e otimização de campanha, do contrário sua empresa pode perder dinheiro.

8 – Envolva sua equipe com a do marketing digital

Se você não alcançou o resultado esperado é sinal de que alguma coisa está errada. Mas, isso não quer dizer que a culpa seja apenas do marketing digital. Ele é o responsável por atrair visitantes e possíveis clientes, porém, para a concretização do processo de venda, o visitante passa por outras etapas relacionadas ao site, atendimento e equipe de vendas.

Analise todos os componentes envolvidos na campanha para identificar qual necessita de melhorias, pode ser que seu site esteja precisando de otimização, por exemplo.

A importância de um orçamento de marketing pode ser resumida no potencial que a empresa ganha para investir em estratégias mais inteligentes e, consequentemente, mais lucrativas. Lembrando que esse trabalho é altamente estratégico, exigindo cuidado e apoio de profissionais experientes. Contar com a ajuda de uma agência de comunicação e marketing pode fazer toda a diferença.

O fundamental é que a empresa não recue na investida digital e busque formas de se apropriar dessa nova alternativa.

E você, já tem um orçamento de marketing definido? Conte nos comentários!

Deixe uma resposta
BACK TO TOP