O que é Automação de Marketing

Automação de marketing traz mais resultados para as empresas

A automação de marketing é uma forma de unir a estratégia de ações de marketing com a facilidade da tecnologia, proporcionando às empresas racionalizar, automatizar, mensurar as tarefas de marketing e os fluxos de trabalho, para que possam aumentar a eficiência operacional e a receita de maneira mais rápida e otimizada.

Muitos departamentos de marketing precisam automatizar tarefas repetitivas, como e-mails, mídias sociais e outras ações do site. A tecnologia de automação de marketing torna essas tarefas mais fáceis.

Com a ferramenta de automação de marketing é possível agilizar a geração e a segmentação de leads. O sistema possibilita nutrir e qualificar o lead, além de apontar qual é o ‘lifecicle’ do cliente.  Outro ponto importante que favorece as táticas de marketing é que o software contribui para a retenção de clientes e a mensuração do ROI de marketing.

Muitas empresas, de todos os tipos, seja ela B2B ou B2C, grande ou pequena, já utilizam um software de automação de marketing em seus processos para se alinhar com o moderno marketing 3.0.

Com a capacidade da tecnologia em processar dados, o sistema de Automação de Marketing contribui em vários aspectos como:

  • Gerenciar uma base de dados centralizada para o marketing. Um sistema que armazena e processa os seus dados de marketing com capacidade de levantar informações detalhadas dos leads, suas interações e comportamentos do cliente, para que você possa segmentar e criar um relacionamento certo para cada lead gerado.
  • Uma ferramenta de engajamento de marketing. Um ambiente para a criação, gerenciamento e automação de processos de marketing com a integração de canais on-line e offline. Podemos dizer que esse sistema é como o “regente de orquestra” para as interações com seus clientes.
  • Um mecanismo analítico. Uma maneira de testar, medir e otimizar o ROI de campanhas e impacto na receita. Pense nisso como um lugar que você terá uma visão do que funcionou e do que não funcionou e a partir desse entendimento você pode melhorar o que não está atingindo resultados ou intensificar o que está dando certo.

Os principais recursos aplicados na Automação de Marketing

Automação de Marketing incluem recursos de e-mail marketing, landing pages com formulários, gerenciamento de campanhas, marketing de engajamento, previsão e pontuação de leads, gerenciamento do ciclo de vendas, integração com CRM, integração com rede social, recursos de marketing móvel e análise de marketing.

Na melhor das hipóteses, a automação de marketing é um software e táticas que permitem às empresas nutrir seus leads com conteúdo altamente personalizado e útil que ajuda a converter clientes em potenciais clientes. Empresas que aplicam a automação de marketing normalmente geram novas receitas significativas e conseguem um excelente retorno sobre o investimento necessário.

Em uma pesquisa da eMarketer descobriu que os comerciantes B2C que usam a automação – incluindo tudo, desde e-mails de aniversário até programas de abandono de carrinho – viram taxas de conversão tão altas quanto 50%.

A automação de marketing traz valor e ROI para seus inúmeros esforços de marketing.

A Divulggare utiliza plataforma de automação de marketing, como RD Station, que permite conectar o departamento de marketing com o processo de vendas. Para conseguir alcançar os resultados alinhamos o planejamento tático, das ações de marketing, a criatividade de nossos especialistas.