Como fazer divulgação certa da sua empresa

A divulgação é a essência do seu negócio para alcançar bons resultados

Toda a empresa precisa de uma boa divulgação já que tem como objetivo vender um produto ou serviço com a intenção de gerar lucro precisa se preocupar em manter-se na memória de seu público-alvo.

Para tanto, deverá zelar pela eficácia da comunicação em seu dia-a-dia operacional, bem como considerar a oportunidade de realização de ações específicas (campanhas de marketing), que possam levá-la à diferenciação em relação à concorrência.

Uma campanha de divulgação pressupõe uma ação ou conjunto de ações específicas efetivadas em um dado momento, que visam construir, fortalecer ou modificar positivamente a imagem da empresa.

Para atingir seu resultado, o que for divulgado precisa, necessariamente, corresponder à realidade dos fatos. Caso contrário, o esforço realizado não se sustentará.

Resumidamente, a empresa precisa agir em conformidade com o que diz, pois é este procedimento que validará a ação de divulgação, além de fomentar o processo denominado “propaganda boca a boca”, sabidamente o mais eficaz canal de relações públicas existente.

Precedendo uma campanha de marketing, é fundamental que algumas exigências básicas tenham sido atendidas, uma vez que as mesmas são importantes na associação de imagem que o mercado faz com relação à empresa.

Para divulgar seu produto ou serviço é importante ter em mente alguns pontos importantes antes de qualquer ação de marketing.

Sua empresa precisa:

  • Escolher um nome de fácil memorização;
  • Estar em uma boa localização;
  • Criar uma logomarca que identifique ao seu negócio;
  • Estruturar seu atendimento;
  • Ter uma identidade corporativa no local de funcionamento e de funcionários;
  • Possuir uma política de preços, dentre várias outras.

Estes pontos básicos, caso não sejam tratados com o devido zelo, funcionarão como uma força contrária, podendo comprometer a imagem positiva divulgada.

Crie uma campanha certa para ter sucesso com divulgação

Ao desenvolver uma campanha de divulgação a empresa precisa conhecer com clareza quem é seu público, onde ele está e qual o seu tamanho. A partir destas certezas serão definidos:

Objetivo da campanha
Será uma campanha de caráter institucional ou promocional?

No primeiro caso a empresa estará pensando em vendas futuras, priorizando a imagem institucional, através da valorização de aspectos relativos à qualidade, tradição etc. No segundo caso a empresa estará focando em resultados imediatos.

Canal de Divulgação
Definir o meio de comunicação é fundamentar para atingir seu público alvo de forma certeira. A escolha do canal deve levar em conta a importância em compatibilizar a minimização do desperdício da cobertura com a máxima extensão possível.

Mensagem
O que será divulgado para a sociedade e quais as principais mensagens que pretende transmitir requer uma adequação de uma linguagem eficiente para que seu público compreenda o que está sendo dito.

É importante construir um apelo na hora de construir uma mensagem, pois, é a forma de sensibilizar seu público.

Faça a divulgação de forma eficiente

Para efetivar uma campanha de marketing existem as ferramentas certas que tem suas próprias finalidades e dependem de estratégias específicas para cada uma. Podemos citar:

  • A propaganda
    São as mais utilizadas e as mais presentes da vida das pessoas, pois são anúncios veiculados em diversos canais (televisão, rádio, jornal, carro de som, out-door, dentre outros), visando a promoção de ideias e serviços.
  • Relações públicas
    São programas de relacionamento preparados para promover e/ou proteger a imagem da  empresa.
  • Promoção de vendas
    São incentivos em curto prazo para encorajar a experimentação ou aquisição de um produto ou serviço. Muitas vezes executados em Pontos de Vendas.
  • Marketing Digital
    Trata das ações que envolvem a internet. O marketing digital é um canal novo que há várias formas de criar campanhas, pois possuem canais próprios como: Website da empresa, Redes Sociais, Links Patrocinados, Banners em portais, E-mail marketing e muitos outros.

Com base nas respostas relativas a objetivo, canal e mensagem, a empresa deverá estruturar sua campanha estabelecendo quantas e quais das ferramentas acima citadas deverão ser utilizadas na ação.

É importante destacar que o processo de comunicação com o mercado será melhor se orientado por profissional de comunicação ou empresa especializada.