Texto âncora ajuda a ter mais resultados

Texto âncora

Texto âncora em seu site

O texto âncora consiste nas letras em geral azuis e sublinhadas que aparecem quando você insere um link em alguma palavra ou frase.

Normalmente o texto é azul, mas cada site pode personalizar para a cor que quiser.

A palavra destacada em azul leva para um post sobre esse mesmo assunto. E isso é muito importante para SEO. Veja alguns modelos que separamos aqui.

Texto âncora e seus modelos

Você sabia que dá para separar os textos âncoras em diversas categorias? Preste atenção em alguns que separamos.

Correspondência exata

O texto âncora é considerado de correspondência exata quando é incluído em um termo que repete a palavra-chave da página para a qual está sendo linkado.

Divulgar um link para um post que tem como palavra-chave o termo merketing do site, linkando-o sobre o texto âncora “marketing” pode ser um exemplo.

Correspondência parcial

A correspondência parcial é uma versão mais natural da anterior. Nela, o texto âncora inclui a palavra-chave, mas também outros termos do texto.

Marca

Consiste em usar o nome da empresa, marca, site, blog etc. como o texto âncora.

É bastante usado para fazer referências, mas não é muito informativo para o Google sobre o assunto do link a ser acessado.

Marca e palavra-chave

Uma forma mais relevante de usar o nome da marca é juntando-o a uma palavra-chave. Isso ajuda a ranquear o site para o termo utilizado.

URL

No teto em formato URL, o endereço do site é escrito por extenso, sendo simplesmente colado. Caso opte por utilizá-lo, não esqueça de otimizar a URL.

Genérico

Texto âncora genérico é aquele em que se usa termos como clique aqui, saiba mais, descubra etc. para inserir o link.

É chamado assim porque pode ser utilizado para inserir qualquer tipo de link. Usar textos âncora genéricos não é uma prática recomendada, pois não dá valor semântico ao conteúdo.

Imagens

Imagens também podem servir de apoio para incluir links, você sabia?

Nesses casos, o texto identificado pelo Google é a tag alt text. Por isso, é importante otimizá-la para o buscador.

Você usa texto âncora em seus trabalhos?