Marketing eleitoral; 4 dicas para alavancar

Marketing eleitoral

Marketing eleitoral precisa ser bem feito

Marketing eleitoral mal feito pode fazer um candidato perder as eleições. Por isso é necessário ter uma equipe qualificada e com profissionais eficientes.

Durante uma campanha eleitoral não há chance para erros. Se fizer um marketing eleitoral ruim, adeus eleições.

Para vencer uma eleição é necessário estabelecer um diferencial entre o político e seus oponentes, deixando passar uma oportunidade de ouro para se destacar e vencer as eleições. Neste artigo falaremos sobre 4 dicas que podem ajudar você a realizar um bom marketing eleitoral.

Conheça seu cargo  

Para ter um marketing eleitoral de sucesso é necessário conhecer bem o cargo que você irá exercer. Se for um governador, por exemplo, a realidade a ser analisada será maior, pois envolverá todo o estado. Se for um prefeito, por outro lado, a realidade será mais local, e ainda mais específica.

Ou se for um vereador também. O fato é saber qual a realidade da região que pretende atuar para tomar as ações corretas.

Seja bem detalhista. Faça um bom mapeamento das necessidades do seu público.  Assim suas chances serão maiores que dos seus concorrentes.

Faça pesquisas

As pesquisas estatísticas são fundamentais para planejar todo o marketing eleitoral, pois a partir das informações obtidas é que podem ser traçadas as estratégias para conquistar a população. Uma das perguntas mais realizadas nas pesquisas é: Quais são os pontos positivos e negativos do governo atual?

Além disso, é possível você perguntar sobre o que as pessoas gostariam de melhorias em um novo governo. E por aí vai. Geralmente essas pesquisas são realizadas por agências especializadas no assunto.

Conheça seus adversários

Para ter um bom marketing eleitoral você deve estar atento a tudo. Principalmente nos seus adversários. Leve em consideração o que os opositores estão fazendo. Observar os concorrentes pode te dar ideias do que fazer, bem como te mostrar o que evitar!

Fazer isso possibilitará você analisar quais são suas propostas, estratégias, pontos fortes e fracos, para poder ter uma base do que você está fazendo bem e do que pode melhorar.

Grupos sociais

Quando falamos em fazer um bom marketing eleitoral de sucesso, não podemos esquecer os grupos sociais da nossa região. Associações de bairro, manifestações recentes, entre outros.

Procure os representantes para conversar com eles, buscando soluções em conjunto para seus problemas. A partir disso, essas informações podem ser utilizadas de forma estratégica para consolidar o marketing eleitoral.

O que você achou deste artigo?