O Google AdWords é uma plataforma completa

O Google AdWords

O Google Adwords é destaque na internet

O Google AdWords é uma plataforma para ser usada em campanhas de links patrocinados. Para uma estratégia de Marketing Digital completa, é muito importante considerar essa ferramenta como canal de aquisição de clientes.

Você provavelmente já fez uma pesquisa no Google e encontrou alguns links em destaque no resultado. Além de ter acessado um blog e ter encontrado um banner, ou até visto nos vídeos no YouTube.

Porém, eles têm algo em comum: todos podem ser criados e gerenciados via Google AdWords.

A seguir, vou ajudar você a criar uma conta e explicar como funciona a plataforma. Com isso você poderá criar anúncios que gerem resultados reais para o seu negócio.

Como funciona o Google AdWords

O Google AdWords funciona como um leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques. O diferencial é que no AdWords nem sempre a maior oferta ganha.

Ou seja, não basta fazer o pagamento e de forma mágica vou aparecer para todo mundo. O Google combina também alguns fatores de qualidade para classificar a posição dos anúncios com base em seu Ad Rank.

Resumindo, não basta pagar mais. É preciso que seu anúncio seja realmente bom.

Entenda o Ad Rank

De forma simples, o Ad Rank é composto por:

Índice de qualidade (IQ) X Lance (CPC máximo).

Isso quer dizer que, mesmo que os lances dos concorrentes sejam maiores do que o seu, o seu anúncio poderá se destacar caso o índice de qualidade seja superior.

Índice de qualidade

O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google, gerando uma nota que vai de 1 à 10.

Essa nota, junto com o lance, é o que vai determinar a posição de seu anúncio para a palavra-chave e segmentação definida.

Os componentes do índice de qualidade são:

CTR;

Relevância;

Página de destino.

Criar uma conta no AdWords

Criar uma conta no Google AdWords é bastante simples. Vou mostrar como que faz. Clique em “Comece agora”. Depois digite o email do Google que você quer vincular à conta do AdWords e o seu site.

Ao clicar em “continuar” o Google dará início a uma configuração guiada, dando todos os detalhes que você precisa para criar sua conta no AdWords. Nos próximos passos, você precisará preencher alguns dados e ajustar uma primeira campanha teste (caso queira) para começar a usar o AdWords.

Os passos são:

Sobre sua empresa;

Sua primeira campanha;

Pagamento.

Agora o AdWords faz parte da sua estratégia de marketing. Mãos a obra e tenha resultados.