Estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas

As estratégias de marketing digital envolvem algumas ações que qualquer empresa pode executar para melhorar a sua presença na rede, como gerenciar as redes sociais de forma criativa e melhorar o posicionamento do site.

As mudanças que trouxeram a transformação digital e as novas tecnologias tem proporcionado o surgimento de um novo consumidor tanto para o B2C como o B2B.

Agora as empresas precisam lidar com o aumento da concorrência e clientes mais exigentes, ao que os especialistas chamam de consumidor 3.0, clique aqui para saber seu perfil e como lidar com eles. Para sobreviver no seu ‘benchmarketing’, é importante que as empresas tenham estratégias de marketing digital e se enquadrem para fazer mais negócios com o novo consumidor.

As grandes empresas, com seu poder de investimento, já mudaram suas estratégias de marketing digital para atingir o consumidor 3.0. Claro que as pequenas e médias empresas não tem a mesma capacidade pra agir com o mesmo dinamismo, mas a grande notícia é que essa transformação digital também contribuiu para ajudar na estratégia de marketing digital para quem não tem uma montanha de dinheiro para investir.

Confira a seguir nossas dicas e ferramentas que podem ser úteis para o seu negócio começar a melhorar os resultados com essa estratégia de marketing digital.

Melhore as práticas em redes sociais

Quando você tem um negócio é imprescindível que tenha também, uma presença em redes sociais. No entanto, nem todo mundo está indo bem e um erro muito comum é abrir perfis em todas as redes sociais ao invés de focar naqueles onde os seus clientes potenciais são realmente ativo.

Por exemplo, se os seus clientes marcam consistentemente a geolocalização do seu comércio no Instagram ou enviam mensagens através desta rede social, mas raramente ‘retuitam’ o seu conteúdo no Twitter, é recomendado concentrar seus esforços e investir mais tempo no Instagram. Ele está analisando as redes sociais que geram mais engajamento com o seu negócio e pode ajudá-lo a vender mais e melhor.

Para ser mais produtivo na gestão das suas redes sociais, existem algumas ferramentas como HootSuite ou mLab que possibilitam programar suas publicações, liberando tempo para você fazer outras ações como atender seus cliente no seu negócio físico. A DT+Seekr é outra ferramenta que pode ajudá-lo a monitorar suas palavras-chave, e controlar o impacto e a extensão de suas publicações, bem como os usuários mais influentes estão se juntando e engajados a promover sua empresa.

Email marketing é a melhor forma de gerar negócio

Uma das estratégias de marketing digital que você deve implementar no seu negócio é o e-mail marketing. Aplicando práticas saudáveis com essa estratégia você cria uma oportunidade perfeita para ganhar a lealdade de seus clientes. Segundo dados da B2B magazine, 59% dos profissionais de marketing afirmam que esse é o canal mais efetivo para gerar lucro.  Não perca esta oportunidade para enviar informações, promoções e descontos de seus produtos.

Se você não sabe por onde começar uma ação de e-mail marketing, MailChimp é uma ferramenta poderosa e muito simples de usar. Essa ferramenta  permite a criação de campanhas de e-mail marketing com um design profissional, oferecendo uma análise de dados poderosa para otimizar o envio de e-mails em massa.

Melhore seu SEO para ajudar na performance da suas estratégias de marketing digital

Se você não sabe o que é o SEO, não se preocupe, vamos começar do princípio. SEO (Search Engine Optimization), traduzindo quer dizer a otimização para ser encontrado pelos motores de busca. Ou seja, é uma série de táticas para melhorar a visibilidade ou o posicionamento de um site nos resultados orgânicos de diferentes motores de busca como o Google, Bing ou Yahoo, com a finalidade de aumentar as visitas em seu site. A boa notícia é que é grátis. A má notícia é que é complicado e pode levar um longo tempo para começar a ver resultados.

Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer em sua estratégia de marketing digital é analisar quais as palavras-chaves que poderão ser usadas nas pesquisas da web para encontrar seu negócio. Esta análise vai dizer a palavra ou conjunto de palavras que seu público-alvo usa mais frequentemente para procurar informações na internet sobre produtos similares que você oferece. Uma vez identificados, é necessário incorporar essas palavras-chave no conteúdo do seu site. Deve aparecer nas metas tags no ‘head’ do site com palavras-chaves e descrições, na URL, no corpo do conteúdo, aplicando a palavra-chave no título, no subtítulo e nas descrições dos arquivos de imagem. Essas são as métricas mais utilizada pelos motores de busca para “ver” o conteúdo do seu site e identificar se é relevante para os usuários que estão pesquisas por produtos como os que você oferece.

Big Data aplicada a pequenas e médias empresas

Poucas empresas fazem uma análise de todas as informações geradas. Existem soluções de inteligência de negócios no mercado, como BigData Business, que, com base nas informações coletadas de clientes que pagam com cartão, você levanta informações úteis (perfis e segmentos desses clientes com base no seu comportamento de compra, os preços médios concorrência na área e comparar com o seu) permitindo estudos de mercado úteis para a tomada de decisões de marketing.