Como fechar matrículas usando estratégias de marketing

fechar matrículas

O passo a passo do Marketing para fechar matrículas

O papel do Marketing Digital é atrair a atenção do público sem ser invasivo, é mostrar o porquê de sua instituição será a melhor escolha para um futuro aluno, mas de forma educativa, escalável e voltada a resultados. Como isso? O objetivo não é só atrair, mas sim preparar seu público até o momento da matrícula e cuidar para que ele não faça parte das taxas de evasão. Entenda melhor esse processo acompanhando o Funil de Inbound Marketing, pensado para quem trabalha com captação e retenção de alunos.

Passo 1 – ATRAIR

A etapa de atração é onde você precisa alcançar tanto quem já procurava por uma Instituição de Ensino assim como quem não estava buscando ativamente um curso ou uma instituição para frequentar.

Para começar, entenda quem é o seu público, invista na produção de conteúdos direcionados em sua jornada de compra e conte com o uso estratégico do blog. Além disso, otimize seu conteúdo para que seja facilmente encontrado em ferramentas como o Google e faça um planejamento para gerar resultados em anúncios pagos no Facebook e LinkedIn, por exemplo.

Passo 2 – CONVERTE

Depois de chamar a atenção do público-alvo de sua Instituição de Ensino, é preciso conseguir os dados de contato para firmar um relacionamento e trabalhar no amadurecimento desses Leads para aumentar as chances de se tornarem potenciais alunos.

Para isso, crie ofertas de conteúdo atraentes o suficiente para que seu público queira deixar os dados de contato em troca. Explore formatos como webinars, eBooks, templates, testes vocacionais e módulos de aula promocionais, por exemplo.

É preciso dar atenção também à página de conversão, na qual os formulários ficam disponíveis, então crie Landing Pages eficazes para que quem chegar até elas não desista de preencher os campos. Invista na divulgação dessas Landing Pages, usando emails marketing promocionais e as redes sociais.

Usar calls-to-actions em seu site também é uma boa estratégia.

Passo 3 – RELACIONAR

A menor parte dos Leads está pronta para virar um aluno, por isso o relacionamento é fundamental para o sucesso de uma instituição.

É quando o Lead será nutrido com conteúdos que o tornarão preparado para fazer sua matrícula. Nessa fase, o email e as redes sociais são excelentes aliados.

Explore a automação de marketing, que significa entender e agir de forma personalizada e escalável com Leads que interagem com sua instituição nos diferentes canais online, dando a eles todas as informações que precisam.

Oriente a comunicação de acordo com o perfil da base de sua IE, usando o email de forma estratégica, invista na nutrição dos seus Leads e aproveite as redes sociais da instituição não apenas para conseguir métricas de visibilidade, mas para engajar seus futuros alunos.

Passo 4 – FECHAR MATRÍCULAS

Assim como nas outras etapas, a abordagem para o fechamento de uma matrícula deve levar em consideração as informações, o histórico dos Leads e o contato não deve ser invasivo. Assim, a matrícula acontecerá apenas com quem estiver realmente apto a esse fechamento.

Estabelecer um acordo entre a equipe de marketing e vendas e contar com métodos e ferramentas de abordagem pode auxiliar no processo de fechamento de matrículas. E se sua instituição não tem uma equipe dedicada à área comercial, se precisar de algumas dicas para ajudar na venda de mais cursos e matrículas agende um consultoria grátis.

Passo 5 – ANALISAR

É preciso analisar os resultados para entender se o número de oportunidades de alunos é o suficiente, se o nível de qualificação deles está adequado, se o relacionamento está caminhando da melhor maneira, se o número de matrículas estipulado como meta foi atingido ou não e o que levou os alunos a desistirem da Instituição de Ensino.

Mesmo que sua instituição trabalhe com picos sazonais, não deixe a etapa de análise apenas para os momentos pós-processos seletivos ou depois do fechamento de turmas. Fique atento à taxa de conversão de suas Landing Pages, de abertura dos emails e às interações nas redes sociais. Saiba como mensurar seus esforços em Marketing Digital para identificar as principais oportunidades de melhorias.

Passo 6 – RETER

Se você traz um novo aluno para seu quadro, ele precisa sentir que fez a escolha certa. Para isso, é importante continuar nutrindo esse aluno, acompanhando sua evolução e suas dificuldades ao longo do curso e oferecendo novas oportunidades de estudo também.

As Instituições de Ensino sofrem com a evasão e a inadimplência muito também por não darem atenção a essa fase do aluno. Demonstre seu interesse no crescimento intelectual e profissional do seu aluno, assim ele vai se sentir seguro investindo nas mensalidades de sua IE, pois enxergará nelas um investimento com retorno garantido.

Para colocar em execução o quanto antes esse processo para fechar matrículas clique aqui e fale com o consultor da Divulggare. Somos especializados em Marketing para gerar resultados.