Dicas de Marketing B2B para empresas

O marketing B2B ajuda a aumentar as vendas

Com a agilidade da informação na internet, provavelmente você já se deparou com alguns termos que surgem tanto no ambiente de marketing ou negócios. Você já ouviu falar no marketing b2b (Business to business)?

O marketing b2b refere-se a estratégias de marketing para possibilitar o fechamento de negócios entre empresas, ou como o mesmo nome diz “de empresa para empresa”.

Nesse modelo de negócio, a oportunidade é feita através da geração de leads, para a equipe do time comercial transformará em vendas para a empresa.

Geração de leads

Muitas empresas na busca por aumentar suas vendas começam a usar a geração de leads. Para entender melhor como funciona.

Você possui um site, sua intenção é que pessoas acessem e solicitem contato com a sua empresa; transformando-se em um lead para que seu time comercial possa abordá-lo e converter em vendas. Ex. Site -> visitante preenche formulário -> Time comercial entra em contato -> Venda!

No entanto, até finalizar uma venda é necessário realizar outros processos.

Invista em marketing de conteúdo

Criar bons conteúdos é muito importante hoje em dia. Além de atrair visitas vindas do Google, você prepara os seus leads para fechar uma compra. Por meio do marketing de conteúdo, você fornece informações que vão ajudar o cliente no processo de compra do produto ou serviço.

Isso acontece apenas quando damos ao cliente algo do seu interesse como conteúdos relevantes, ebooks e outros materiais que procuram levar a lead pelo funil de vendas. Desta forma, ajuda a posicionar o seu negócio como referência no mercado e educar os seus seguidores.

Redes sociais

Apesar de não fazerem tanto sucesso em alguns times de marketing B2B, são ferramentas indispensáveis para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

As redes sociais não devem ser ignoradas. Elas são excelentes para criar e nutrir relacionamentos com os seus possíveis clientes, mesmo que sejam outras empresas.

É um caminho mais rápido de seguir os acontecimentos tanto da área em que você atua quanto do mundo todo. Você não precisa estar presente em todas as mídias sociais, mas sim naquelas onde os seus clientes estão.

E-mail marketing

Principalmente no mundo dos negócios, e-mails ainda são uma das formas de contato eficiente que mais fazem parte do dia a dia de todas as pessoas.

Por isso, é importante criar boas campanhas de e-mail marketing e fluxos de nutrição de leads. Assim, você se aproveitará da presença constante dessas mensagens ao longo do dia dos seus futuros clientes para se conectar, educar e nutrir.

Lembre-se: o marketing digital é um grande aliado das empresas B2B que vem para somar. Educar o mercado, gerar leads qualificados, se relacionar e investir em conteúdo de qualidade traz benefícios para qualquer negócio.

Como está a sua estratégia de marketing digital B2B?