Chatbots: Atendimento inteligente aos clientes

A realidade do nosso presente com os chatbots

Aos que acompanham as novidades da internet já deve ter ouvido falar de inteligência artificial e sua relação com os chatbots. Se falássemos disso há alguns anos atrás ninguém acreditaria. Eles representam uma grande evolução na relação entre pessoas, marcas e tecnologia.

No entanto, com o passar do tempo está se tornando cada vez mais real e presente na vida do chamado consumidor 3.0.

Com os clientes cada vez mais exigentes, a utilização da tecnologia tem sido a salvação para aqueles que desejam potencializar seus resultados e oferecer uma experiência diferenciada aos seus consumidores. Mas vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.

O que são os chatbots?

Os chatbots são programas de computador que respondem mensagens de usuários baseados em regras ou Inteligência Artificial. Por oferecer uma assistência diferenciada — com interatividade e uma linguagem bastante natural —, os chatbots podem surpreender pela qualidade na prestação dos serviços e também pelo atendimento personalizado.

Tem por objetivo responder as perguntas das pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.

No Brasil, podemos citar o uso de chatbot, conhecido como o “Poupinha”, responsável pelo agendamento de serviços pelo site do Poupa Tempo.

Após o envio de perguntas em linguagem natural, o programa consulta uma base de conhecimento e em seguida fornece uma resposta que tenta imitar o comportamento humano. Caso o usuário escreva algo que não foi previsto, o chatbot pede desculpas e diz que não entende aquele comando.

Como eles funcionam

Os chatbots são Baseados em regras ou em inteligência artificial. No modelo de regras, eles funcionam através de comandos específicos (ou palavras-chave). Geralmente eles obedecem fluxos de navegação bem definidos. Para que funcionem bem, precisam deixar isso claro para o interlocutor e direcionar a conversa.

Já pela inteligência artificial (IA) os chatbots podem utilizar diversos métodos, algoritmos, técnicas e integrações que tornam o software “inteligente”.

Desta forma, os chatbots permitem que o consumidor tenha acesso a um atendimento personalizado e eficiente. Isso mostra a grande realidade e do crescimento desta ferramenta no mundo digital.

Realidade do mundo digital

No mundo de hoje, milhões de pessoas usam o Facebook, WhastApp e o Messenger. Desta forma mostra que o uso de chatbot é a realidade do mundo digital.

Isso prova de forma clara que as pessoas preferem digitar a falar. O que torna o atendimento cada vez mais facilitado.

Mas, lembre-se:  a tecnologia evolui cada vez mais, no entanto, do outro lado do chat/ligação está um humano.

Entregar a ele um atendimento mais humanizado fará toda a diferença e nisso os chatbots podem ser os parceiros ideais. Enquanto eles realizam as tarefas operacionais, a equipe tem tempo para entregar ao cliente o que ele realmente quer. E você já teve alguma experiência com os chatbots?