6 táticas de Link Building que prejudicam o SEO do seu site

SEO

6 táticas negras de SEO que podem derrubar sua construção de Link Building

Não é segredo que o link building é uma das habilidades mais críticas em toda a estratégia de SEO. Aprender o processo de construir links frutíferos com sucesso na web é o ponto culminante de uma variedade de habilidades: domínio do conteúdo, redes, vendas, marketing digital, psicologia e muito mais.

Mesmo que isso pareça um desafio, o link building é uma obrigação para gerar mais tráfego ao seu site.

Devido às dificuldades associadas à construção de links, muitos comerciantes optam por participar do que é conhecido como táticas de “Black Hat”.

Construir o link building com Black Hat vai contra as regras estabelecidas pela Google. Isso significa que operar fora das diretrizes do Google poderá facilmente penalizar seu site, rebaixado ou totalmente excluído dos Search Engine Results Pages (SERPs). O castigo depende da infração, mas todos são indesejáveis ​​para aqueles que procuram construir uma existência on-line a longo prazo.

Fazer SEO com táticas negras é o processo de construção de links com a única intenção de burlar os algoritmos do Google para classificações mais altas para certas frases.

Esses links geralmente são spam e estão alojados em páginas claramente não otimizadas para os usuários; eles existem estritamente para alavancar a influência do link para ajudar o ranking da página.

6 Tipos de SEO para construção de link building com Black Hat

 Vamos explorar táticas comuns de construção de links com Black Hat que o levarão para o lado errado do Google. Há uma variedade de táticas de construção de links desagradáveis ​​que podem danificar o SEO do seu site pelos deuses do Google:

1. Comentários do blog

Os comentários do blog do chapéu preto são mais tipicamente criados em massa e apontam para o conteúdo girado . Os comentários tendem a adicionar valor zero à conversa geral e são frequentemente publicados em sites que não possuem moderadores. Isso geralmente é fácil de detectar, pois há muitos outros comentários de spam encontrados aqui também.

2. Wiki Links

Há vários anos, uma tática popular de construção de link de “Black Hat” era empregar um software que criaria páginas em sites wiki com links apontados para sua página.

De forma típica, as páginas criadas por essas plataformas eram muitas vezes de baixa qualidade e não eram mantidas por ninguém, o que significa que ela se limitava a incluir conteúdo gerado que seria rapidamente marcado pelo Google.

3. Bookmarks

Os bookmarks, ou marcadores, são considerados links em sites como Reddit ou Stumbleupon que permitem às pessoas publicar um link ao lado de uma breve descrição. Embora não haja nada de errado com isso em geral, os comerciantes de “Black Hat” utilizaram ferramentas digitais (como as descritas acima) para gerar enormes quantidades de marcadores a serem publicados em todos os tipos de sites de bookmarks; não apenas os respeitáveis.

Por causa da natureza dos sites, esses favoritos foram postados, os proprietários do site normalmente acabaram pagando o preço.

4. Links comprados

No auge do Black Hat (e hoje ainda, embora em menor grau), há vários exemplos de sites dedicados a vender links em sites com base em sua pontuação de PageRank. Muitos desses sites operavam em formato de leilão, com os melhores links de qualidade para o melhor lance.

Hoje em dia, o Google intensificou os estudos na identificação e desvalorização de links comprados.

Se você está comprando um link em um site hoje, certifique-se de ter uma meta tag “nofollow” para informar o Google que você não está tentando aumentar seus rankings através deste método.

5. Links de perfil no fórum

Este método aproveita o software para criar várias contas falsas em uma infinidades de sites do fórum e coloca links para o site do usuário dentro da descrição do perfil.

Essas contas eram uma maneira extremamente fácil e eficaz de gerar milhares de backlinks. Hoje, no entanto, o Google raramente indexa esses tipos de links e estabeleceu um método para depreciar seu valor.

6. Links de perfil “Web 2.0”

Enquanto o termo “Web 2.0” é antiquado neste momento, ainda é amplamente utilizado quando se refere a comunidades de construção de links negros.

Esta frase é usada para caracterizar sites que permitem aos usuários criar novas páginas com URLs únicos.

Esta é essencialmente a mesma tática alavancada para o link buildind no perfil do fórum, usando apenas destinos mais respeitáveis.

Embora não haja nada de errado ao fazer isso, naturalmente, quando centenas ou milhares de contas falsas são criadas para criar links, o Google tende a tomar conhecimento.

As Consequências do Black Hat no Link Building

Se seu site for pego em violar as diretrizes do Google, provavelmente haverá uma penalidade do gigante da pesquisa. A gravidade da transgressão acabará ditando a grau da punição. Essas penalidades podem durar algumas semanas, alguns meses, ou até que o problema tenha sido corrigido. No blog do Pedro Dias ele sugere o que fazer.

É importante avaliar bem quais táticas de SEO pretende usar para melhorar seu ranqueamento porque no pior caso, seu site pode até acabar sendo banido do motor de busca do Google por toda a vida.

Ressaltando, os métodos de construção do link com Black Hat geralmente não valem a pena. O risco supera em muito a recompensa, especialmente se você estiver tentando construir um negócio on-line legítimo e de longo prazo. Algumas empresas de grande porte já sofreram com essas táticas, confere aqui alguns casos.

Se você está tentando construir uma marca respeitável, fique atento às práticas recomendadas de construção de links e continue refinando seu conteúdo e habilidades de rede.

Você acha que essas táticas de SEO valem a pena para as empresas sérias?