E-mail marketing: Dicas eficientes para o seu negócio

email marketing

E-mail marketing eficiente gera vendas

O e-mail marketing é muito utilizado por empresas não apenas para gerar mais vendas a empresa, como também criar um vínculo mais íntimo com os clientes. Com esta ferramenta de comunicação é possível alavancar em larga escala da sua marca. Tudo vai depender se seu e-mail marketing é um modelo altamente eficiente.  Segundo algumas pesquisas, estima-se que até o ano de 2019 exista 2,9 bilhões de usuários de e-mail. Ou seja, um grande crescimento.

Nesse artigo iremos dar algumas dicas de como usar essa ferramenta de forma eficiente.

E-mail marketing; faça uma limpeza em sua lista

O e-mail marketing é um ótimo canal e seu alcance é bem previsível. Se selecionarmos 500 endereços de emails, todos os 500 receberão o e-mail na caixa de entrada.

Faça uma limpeza constante nos destinatários inválidos, não entregues e daqueles que pediram descadastro ou marcaram como SPAM.

Crie sua lista de e-mail de forma orgânica e não compre uma lista de emails. Desta forma conseguirá conquistar os melhores resultados.

E-mail Marketing e sua segmentação

Ao falar de e-mail marketing, após realizar uma limpeza, atente-se ao crescimento da sua lista de contatos. Lembre-se que seu mailing (relação de e-mails) pode ter diferentes origens e perfis. Isto permite um direcionamento melhor das suas campanhas. Desta forma é enviar conteúdos e ofertas personalizadas. Seja por interesse, idade, histórico de compra,  data de cadastro, comportamento no site, interações com últimos envios etc.

E-mail marketing personalizado

O ser humano gosta de se sentir valorizado e de receber atenção. Isso não é muito diferente quando falamos de e-mail marketing.  Além de personalizar o conteúdo, outra dica é a o título também. Inserir o nome do destinatário nesse campo aumenta a taxa de abertura significativamente.

Existem diversas formas e boas práticas que devem ser seguidas na hora de montar o layout de um email marketing. No entanto, não há limites de caracteres para enviar sua mensagem, imagens, Gifs e por aí vai. Procure sempre usar sua criatividade.

E-mail marketing automatizado

No email marketing automatizado, o tempo da equipe é otimizado melhorando os resultados e aumentando a produtividade da equipe. O usuário ele receberá e-mails para cada momento.

Por exemplo, ao se cadastrar, ele recebe um e-mail de boas-vindas. Dias depois, recebe um e-mail com conteúdo mais aprofundado. Assim, o lead vai se tornando mais maduro para a decisão de compra, sem que alguém precise fazer isso manualmente.

Faça testes A/B

Para atingir o gosto das pessoas será necessário fazer vários testes. Então, faça-os. Assim entenderá qual tipo de e-mail converte mais em aberturas, cliques e vendas. Nos testes A/B, você faz dois envios praticamente iguais, com apenas um item diferente (o que você vai avaliar).

Depois, avalie qual delas desempenhou melhor. Ou seja, o e-mail que apresentar maior taxa de cliques nesse link será o escolhido. Isso pode ser feito para o título, as imagens, a posição dos textos ou qualquer outro item. Conforme já dissemos, tudo vai depender da sua criatividade.

Cadastre-se e receba mais posts como este sonre email marketing e as novas ferramentas de comunicação.