A busca orgânica no Facebook está acabando

A busca orgânica no Facebook refere-se à quantidade de pessoas que você pode alcançar gratuitamente postando em sua Página.

Nos últimos cinco anos, a busca orgânica no Facebook caiu quase 14%, como estima o HubSpot. Isso não parece um grande número, mas esse mergulho nos levou de 16% de alcance orgânico até um minúsculo dois por cento.

Isso significa que as postagens do Facebook que você não paga, as que você cria para compartilhar seu conteúdo, não estão sendo vistas. Em vez disso, eles estão sendo enterradas.

E, de 2016 a 2017, o alcance orgânico continuou caindo. E cair muito.

BuzzSumo olhou mais de 880 milhões de postagens do Facebook de empresas e marcas e analisou seu envolvimento. Eis o que aconteceu à medida que os meses passaram:

 

Análise Posts Facebook

Daí eu te pergunto: O que aconteceu? Por que esse declínio?

Facebook aponta vários motivos para diminuir sua busca orgânica

Há vários fatores envolvidos. Não podemos identificar uma única causa, mas podemos analisar todas as evidências juntas para chegar a uma conclusão.

O que está matando o alcance orgânico no Facebook?

A explicação do Facebook referente ao declínio acentuado do alcance orgânico são causadas  por três coisas:

  1. Muito conteúdo.
  2. Maior concorrência no News Feed por causa da quantidade de conteúdo postado diariamente.
  3. Alterações feitas no News Feed para ajudar os usuários a ver o conteúdo relevante no meio da tempestade de conteúdo.

Vamos analisar cada fator individualmente.

1. Conteúdo … TANTO Conteúdo

O Facebook diz que há muitos conteúdos publicados na plataforma hoje em dia. Está em linha com o clima em outros lugares na web: sobrecarga de conteúdo.

De acordo com os dados do Facebook em 60 segundos são postados mais de 3 milhões de posts. Em setembro de 2017, foram ativos 1,37 bilhão de usuários diários em média.

2. Demasiado conteúdo = muita concorrência

O Facebook diz, porque há tantos conteúdos publicados diariamente, a competição é feroz, o que afeta seu alcance orgânico.

Todo mundo está se empurrando para a atenção, e há muitos pesos pesados ​​na mistura (pense em grandes marcas e empresas populares). É mais difícil se notar em um quarto tão lotado.

Isso é definitivamente verdade, mas não está limitado ao Facebook. Este é um problema em toda a Internet, mas os comerciantes ainda conseguem obter exposição não paga com conteúdo excelente, boa promoção, um SEO excelente e um pouco de esforço.

3. O algoritmo: a arma de fogo

Junto com a explosão do conteúdo e a concorrência prejudicando o alcance orgânico, também há o algoritmo do Facebook.

O algoritmo do Feed de notícias decide o que mostrará quando você acesso o Facebook. Ele determina quais postagens você vê primeiro, quais postagens são um pergaminho extra, e quais você não vê.

Recentemente houve mudanças na forma como são apresentados os feeds para melhorar a entrega das postagens para o usuário, você. Essa alteração veio para não ocorrer uma enxurrada com milhares de postagens, enquanto as que realmente importam para você estão escondidas. Agora o Facebook incorporou uma variedade de fatores para entregar os posts na parte superior do seu feed que são mais relevantes para você.

Na lógica isso seria muito bom, mas o Facebook tem rebaixado essencialmente as postagens da página em termos de relevância.Em vez disso, os posts da família e dos amigos são priorizados.

O posts pagos também.

Adeus, alcance orgânico. Foi bom te conhecer.

O Facebook ainda pode piorar

Já saiu matérias em jornal inglês, The Guardian, alertando que ocorrerá novas mudanças e que o Facebook já está testando.

O que eles estão tentando implementar é mover as mensagens não pagas para um segundo feed de notícias, chamado “Explorar Feed”.

Conforme a INC. Magazine Digital ele relatam que somente as empresas que pagam teriam um ponto cobiçado no feed principal de notícias.

Acho que você concordará comigo que isso parece realmente óbvio que a rede ‘queridinha’ quer que você pague para obter visibilidade em sua plataforma, mesmo que seu conteúdo role e seja totalmente não promocional.

E, no entanto, o Facebook  afirma que todas essas mudanças não são sobre o aumento da receita de anúncios. Eles até dizem que os usuários que veem conteúdo mais relevante estão mais envolvidos, e, portanto, são mais propensos a se envolver com posts das empresas. Confira aqui a justificativa do Facebook

Se isso é ou não verdade é negociável, porque o Facebook está aproveitando os lucros para se tornar uma plataforma de publicidade paga para as empresas e muitos especialistas da indústria concordam que isso é o que está acontecendo.

O gráfico postado pelo Convence e Converte compara o alcance orgânico com o preço das ações do Facebook baseado em um estudo realizado pelo social@ogilvy. E você pode conferir que as ações do Facebook sobe enquanto a média Orgânica da Busca abaixa no mesmo período de tempo:

Ações do Facebook

O preço das ações subiu enquanto o alcance da página orgânica caiu. Hmm…

A minha sugestão é buscar soluções que possamos progredir sem depender tanto assim dessa Rede Social. Claro que não podemos fechar os olhos, mas como profissional de marketing sei que há maneiras de comunicar com nosso público sem precisar derramar nossos recursos na criação e publicação de vídeo, o conteúdo principal que o Facebook prioriza.

Há uma maneira melhor do que as postagens da página do Facebook

É coerente confiar apenas na sua página do Facebook para alcançar seu público? Acho que isso não é uma boa ideia.A menos que você esteja bem em pagar por isso.

Em vez disso, se você quiser desfrutar do alcance orgânico, construa um blog como parte fundamental da sua estratégia de conteúdo que dessa forma alcançará um ROI mais alto.

Para alcançar resultados, é unânime a recomendações dos profissionais de marketing de aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo. Afirmam que essa é a melhor maneira para gerar relevância e construir resultados para a empresa.

Conforme mostrado nessa estatística se você colocar primeiramente seu blog na sua estratégia de conteúdo ele será propenso de obter 13 vezes mais ROI positivo.

Além disso, a confiança que o consumidor médio coloca em bom conteúdo é esmagadora.

O conselho de especialistas em marketing digital, assim como fazemos com nossos clientes, é concentrar primeiramente em blogar no seu próprio domínio, pois, dessa maneira garantimos um investimento em ROI mais seguro.