guia dos dados demográficos das mídias sociais
Dados demográficos para montar estratégia na Rede Social
Se você é um empresário ou responsável pelo marketing de uma empresa, seja você experiente ou um novato, é invitável compreender o quão vital é o marketing de mídia social em sua prática.
No entanto, a mídia social está mudando diariamente e mais rápido do que nunca. Parece que há atualizações e mudanças na popularidade entre os dados demográficos quase semanalmente.
Como profissional de marketing digital, sabemos que é fundamental entender o comportamento do usuário em várias plataformas de mídia social, assimi como, as diferenças entre as principais plataformas e quais melhor beneficiam seus negócios ou os de seus clientes.
Apesar disso, além de entender as diferenças entre o funcionamento de cada uma, poucos são aqueles que compreendem o que mais importa: as diferenças entre seus públicos. Aqueles que conseguem, é claro, são os mais exitosos na fidelização de sua audiência.
É aqui que entra a mágica da demografia da mídia social.
Quando entendemos as variações de quem usa determinados canais, onde eles estão localizados e em qual conteúdo estão interessados, você pode trabalhar para desenvolver um melhor estratégia de marketing digital e dessa forma obter ótimos resultados durante uma campanha de mídia social .
Vale a penas apontar que nos últimos anos, devido a pandemia da Covid-19, ao qual o mundo se viu trancado em casa, as pessoas se tornaram muito mais próximas do digital do que antes, abrindo margem para a utilização de novas plataformas e para a intensificação do uso de outras já conhecidas.
As mudanças foram imensas, em um ritmo não tão fácil de se acompanhar.
Nosso intuíto aqui é mostrar o balanço de tantas mudanças e quais são as informações mais cruciais sobre os perfis espalhados pelas redes sociais mais movimentadas ao redor do mundo.
O que são os dados demográficos das mídias sociais?
A final o são esses dados demográficos?
Os dados demográficos da mídia social, em suma, é o tipo de público que utiliza regularmente as plataformas específicas.
Há bastante tempo, as diferentes plataformas de mídias sociais têm sido o meio mais utilizado para a divulgação de campanhas de marketing e promoção de seus negócios.
Quando entendemos esses dados demográficos é possível construir estratégias de rede social que se alinhem com as necessidades e hábitos de vários dados demográficos em cada canais.
Por exemplo, não é sempre que você encontrará um Millennial procurando os melhores cruzeiros para idosos no Mediterrâneo no Facebook ou um pai que mal usa um computador procurando dicas úteis de marketing de conteúdo no Twitter .
Os dados demográficos da mídia social são de imenso valor para aqueles que desejam investir em publicidade na rede social, bem como para aqueles que desejam ampliar seu orçamento de marketing usando essas plataformas em todo o seu potencial.
O registro nessas redes de mídia social é um serviço gratuito; portanto, para quem está apenas expandindo seus negócios ou deseja economizar dinheiro, aprender a usar as redes sociais de maneira ideal para cultivar uma comunidade sem gastar dinheiro é fundamental.
Mergulhe nos seguintes dados demográficos das principais redes de mídia social para entender melhor as plataformas que seu público-alvo provavelmente usará regularmente.
Dados da Internet
Antes de mais nada vamos dar uma olhada nos crescimento de usuários da internet nesses últimos anos.
O acesso a internet já ultrapassou em muito o ritmo de crescimento da população total mundial.
Em 2020, a população mundial alcançou a marca de 7.83 bilhões de pessoas, um crescimento de 1% em relação a 2019, à medida que a internet atingiu 4.66 bilhões de usuários ativos, em um crescimento de 7.3% em relação ao ano anterior.
Podemos apontar que as medidas de isolamento e distanciamento social, devdo a pandemia da Covid-19, influênciaram significativamente na utilização de mídias sociais.
Comprovamos essa intensificação através desses dados, ao qual motram que houveram 490 milhões de novos usuários ativos em comparação entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, representando um crescimento de 13.2%.
Essas pessoas estão dividas nessas plataformas de mídias sociais da seguinte forma:
96.6% dos usuários da internet com idade entre 16 e 64 anos possuem um smartphone
64.4% utilizam um computador pessoal, independentemente de ser um laptop ou um modelo desktop
34% utilizam um tablet
21.4% utilizam consoles de videogame
Também vale destacar o percentual de usuários com aparelhos conectados à Internet das Coisas:
23.3% deste grupo de usuários possui smart watches
12.3% possui aparelhos de smart homes
A despeito disso tudo, a utilização da internet segue sendo bastante desigual, inclusive no Brasil, isso se limita a 25% da população.
Dados demográficos de mídia social das principais redes de mídia social
Graças ao Hootsuite e ao Hubspot , podemos compartilhar os seguintes dados demográficos de mídia social da maioria das principais redes de mídia social que são usadas com frequência no espaço digital atual. Analisaremos as principais redes aqui.
O Facebook costuma ser notícia por vários problemas, desde a história de 2018 de seu uso de dados de usuários não autorizados até muitos outros problemas hoje . Mas o fato é que é a maior plataforma de mídia social do mundo em termos de usuários, com mais de 2,6 bilhões de usuários ativos se conectando a cada mês. Nos Estados Unidos, cerca de 69% dos adultos estão registrados no Facebook, com mais mulheres acessando do que homens.
Se você é um profissional de marketing digital direcionado a um público nos Estados Unidos, pode ser útil observar que a maioria dos adultos que usam a plataforma ganha mais de US$ 75.000 por ano e possui um diploma universitário ou outra forma de educação superior.
O Facebook é ótimo para segmentar a geração do milênio e os demográficos da Geração X, com os últimos gastando cerca de 54 minutos por dia na plataforma.
Como o Facebook tem um alcance tão amplo, é um componente vital de qualquer estratégia de marketing digital. Quer você tenha um site de comércio eletrônico ou seja uma empresa global, o Facebook permite que você alcance um público global, enquanto as postagens impulsionadas do Facebook significam que você pode segmentar dados demográficos e áreas geográficas extremamente específicos para otimizar seu alcance de marketing digital.
Propriedade do Facebook desde 2012, o Instagram é uma plataforma baseada em fotos que abriga coleções de imagens maravilhosamente selecionadas. Para os profissionais de marketing digital, o uso de hashtags na plataforma é um sonho. Você não apenas pode expandir o alcance do seu conteúdo com o uso de hashtags, mas também pode cultivar relacionamentos e alinhar sua marca com toda uma comunidade online que seria mais difícil de encontrar antes do Instagram.
Todos os dias, 500 milhões dos 800 milhões de usuários registrados se conectam para navegar pelas fotos de amigos, curtir fotos e compartilhar seu próprio conteúdo. O Instagram Stories é uma das ferramentas de engajamento mais poderosas da plataforma, onde os usuários podem compartilhar instantaneamente breves trechos de sua vida ou postar fotos que são exibidas por tempo limitado.
Com dois terços da base de usuários do Instagram com menos de 35 anos, essa plataforma é ótima para direcionar conteúdo destinado ao público da geração do milênio. Tornou-se rapidamente uma plataforma popular para marcas, pois os influenciadores de marca podem compartilhar conteúdo patrocinado, enquanto o conteúdo visual profissional pode ser compartilhado facilmente para criar fidelidade e personalidade à marca.
Como um provedor de serviços de rede digital para aqueles que trabalham online e offline, o LinkedIn é a plataforma de mídia social perfeita para líderes e profissionais que trabalham para fazer conexões enquanto alimentam relacionamentos profissionais. Com a capacidade de postar, procurar empregos e compartilhar conteúdo informativo, o LinkedIn é popular entre pessoas de 25 a 49 anos. Com 660 milhões de usuários registrados, o LinkedIn é benéfico para o sucesso profissional de inúmeros usuários. De acordo com a HootSuite, há uma representação igualitária de homens e mulheres no LinkedIn.
Se você está tentando alcançar profissionais baseados apenas nos EUA, pode ter alguns problemas, pois mais de 70% dos usuários do LinkedIn vivem fora do país, com usuários registrados de mais de 200 países . Dependendo da sua estratégia de marketing digital, pode ser útil saber que os usuários dessa plataforma têm maior probabilidade de morar em áreas urbanas.
Se você está tentando cultivar conexões profissionais e aumentar sua rede para você ou para um cliente, o LinkedIn é a plataforma mais provável para gerar esses resultados.
YouTube
Com um começo humilde no Dia dos Namorados de 2005, o YouTube se tornou a plataforma de vídeo mais popular do mundo, o aplicativo de música líder mundial e apenas a maior plataforma de mídia social do mundo. Tudo isso o torna fundamental para estratégias de marketing digital futuras.
Mais de 73% dos americanos usam a plataforma, mas com dois bilhões de espectadores globalmente, 85% de seu tráfego vem de fora dos EUA . Todos os dias, há mais de cinco bilhões de visualizações de vídeos no YouTube. O YouTube ainda possui um alcance maior para aqueles entre 18 e 49 anos de idade do que as redes a cabo nos Estados Unidos.
Em termos de marketing digital, o YouTube é assistido por pessoas em mais de 100 países , em 80 idiomas diferentes, o que o torna uma ótima plataforma de alcance global.
O Twitter já existe há algum tempo e, em seu tempo, desenvolveu uma base de usuários dedicados de indivíduos, especialmente na mídia, entretenimento e comunidades políticas. O Twitter tem cerca de 330 milhões de usuários mensais, com a maioria do gênero demográfico se identificando como masculino . Em termos de usuários nos Estados Unidos, 22% dos adultos interagem com o Twitter todos os dias.
De um modo geral, o Twitter é mais popular entre um grupo demográfico mais jovem, com 45% dos americanos entre 18 e 24 anos usando a plataforma. Depois dos 18 aos 24 anos, a segunda maior faixa etária é a dos 25 aos 29 anos. No entanto, 53% dos usuários do Twitter não postam atualizações. Em vez disso, eles percorrem o feed e interagem com outras pessoas por meio de comentários e curtidas de postagens.
Do ponto de vista do marketing digital, o Twitter oferece o uso de hashtags para garantir que seu conteúdo alcance um público mais amplo e a opção de promover postagens valiosas para fins publicitários.
O Pinterest é outra plataforma visual em que os usuários podem “fixar” conteúdo relevante para seus interesses. Esses pinboards digitais podem ser públicos ou privados, permitindo que os usuários criem um espaço digital que gira em torno de sua personalidade, gostos e interesses únicos.
É outra plataforma popular para marcas e varejistas, já que os “pins compráveis” deixaram sua marca. Se você é um profissional de marketing digital de uma marca de comércio eletrônico, é fundamental que seu cliente tenha uma presença ativa no Pinterest. 80% dos usuários do Pinterest preferem usar a plataforma com seu dispositivo móvel e vale a pena notar que o Pinterest atinge 83% de todas as mulheres entre 25 e 54 anos nos EUA. Geograficamente, os 215 milhões de usuários do Pinterest vivem fora dos EUA, o que equivale a 75% de todos os usuários da plataforma.
Atualmente também sob domínio Facebook, o WhatsApp é a plataforma de troca de mensagens instantâneas mais popular mundialmente, acumulando algo em torno de 2 bilhões de usuários, dos quais 54.5% se identificam com o gênero masculino e 45.5%, com o feminino.
A título de comparação, ele ultrapassa o WeChat, aplicativo chinês extremamente popular em seu país de origem e que oferece uma gama de serviços, como transações financeiras, que não se limitam somente à troca de mensagens, que tem 1.2 bilhão de usuários ativos, e o Facebook Messenger, com 1.05 bilhão.
No Brasil, o WhatsApp — ou ‘zap’, como é conhecido por aqui — é especialmente popular. Um estudo conduzido pelo Congresso Nacional mostrou que, com 136 milhões de usuários, número que deve ter crescido desde então, o aplicativo é a principal fonte de informações do brasileiro, muito mais relevante neste sentido que o YouTube, a mídia televisiva e a imprensa tradicional.
Telegram
De um ano para o outro, o Telegram, serviço russo de troca de mensagens instantâneas, cresceu 25% e atingiu a marca de 500 milhões de usuários ativos, dos quais 58.6% se identificam com o gênero masculino e 41.4% com o gênero feminino.
Informações mais recentes, ainda do ano passado, dão conta de uma presença do Telegram em 37% dos aparelhos celulares do Brasil, embora não tenha a mesma utilização diária que o WhatsApp, por exemplo. Tendo em vista a migração em massa do WhatsApp para o Telegram vista em janeiro deste ano, estimulada por razões especialmente políticas, é seguro dizer que este número deve crescer consideravelmente no desenrolar de 2021.
Usando dados demográficos sociais em suas estratégias de marketing digital
Utilizar informações demográficas de mídia social pode ajudá-lo a direcionar suas estratégias de marketing e aproveitar ao máximo seu orçamento.
Se você planeja investir em publicidade em mídia social usar essas informações é crucial para atingir os resultados de seus objetivos com o marketing digital.
A publicidade digital pode ser cara, então você quer garantir que está escolhendo uma plataforma na qual seus esforços de publicidade renderão o maior retorno. No entanto, é vital que você se familiarize com os dados demográficos de todas as principais plataformas de mídia social, pois a forma como as pessoas se comunicam e encontram comunidades online está sempre mudando.
Ao manter-se atualizado com a demografia da mídia social, você pode otimizar sua estratégia de marketing digital e usar seu tempo online de forma eficaz.