Inbound marketing x Outbound marketing

A melhor maneira de usar o marketing na sua empresa

O novo versus o tradicional. De uma maneira mais simples, essas são as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing.  Ambos são modelos que apresentam focos diferentes dentro do marketing. No Inbound seu objetivo principal é atrair e fidelizar clientes, despertando o interesse deles para o que sua empresa oferece.

Já no Outbound, considerado como tradicional, oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

Inbound Marketing

A ideia principal do Inbound não é ir atrás do cliente, e sim despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.

Essa atração é conquistada através de conteúdos de qualidade para o seu público. Sendo a produção de conteúdo o principal combustível para o Inbound, é necessário que esse conteúdo seja de qualidade e que comunique com as pessoas certas.

Assim como a ideia principal é atrair o público e despertar nele um interesse genuíno nos produtos ou serviços da empresa, é preciso entender bem quem é esse público. Ou seja, primeiro saber quais são seus interesses, dúvidas e desafios, para então oferecer materiais/conteúdos que o ajude a resolver os problemas que tem.

Além disso, o fazer enxergar uma oportunidade ainda não vista, onde a solução é exatamente o serviço/produto que a sua empresa oferece.

Assim, ao publicar o conteúdo certo no lugar e no momento certo, o marketing se torna relevante e útil para os seus clientes. Dessa maneira, a venda é resultado de um trabalho de qualidade, bem orientado e específico.

Outro ponto a se destacar no Inbound Marketing é o seu custo. Aqui você vai conseguir investir menos e ter um bom retorno.

Outbound Marketing

A ideia do Outbound Marketing é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

Usado nos meios tradicionais de comunicação, ao usar propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, enfim, nos meios mais comuns de publicidade.

Mas, além desses meios, podemos encontrar o Outbound no meio digital também. Banners, emails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade presentes nessa metodologia.

O investimento no Outbound difere bastante do Inbound, pois as mídias são bem mais caras. Se você precisar cortar o investimento, você “some” da mídia, quando se usa o outbound.  O que não acontece no Inbound, já que seus conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.

Conclusão

Mesmo com diferenças relevantes no marketing, esses dois métodos podem se complementar. Juntos formam uma poderosa estratégia de marketing para sua empresa.

E sua empresa, quais estratégias utiliza hoje? Já trabalha com algumas dessas duas ferramentas?