A importância de pesquisar antes de qualquer investimento

Saiba qual a melhor opção de investimento

Com o final do ano se aproximando, vem a necessidade de fazer investimento. Empreendedores já começam a pensar em quais ações podem ser realizadas, sejam elas para aumentar suas vendas ou serviços.

Especialistas alertam que pesquisas de mercado são importantíssimas para saber qual o melhor investimento a ser feito nas estratégias de marketing.

Vale lembrar que essas pesquisas devem estar dentro do plano de negócios da sua empresa. Desta forma você saberá realizar as melhores estratégias de marketing ao seu mercado.

Qual é o momento ideal para planejar?

O planejamento estratégico é um momento de reflexão, de discussão, avaliação e direcionamento dos rumos do negócio. Por isso, esse período que abrange de dezembro a fevereiro é o mais indicado para fazer um “checkup” da companhia e determinar metas para o ano que está por vir.

No planejamento estratégico são avaliados os pontos fortes e fracos da empresa, a concorrência, as oportunidades de negócio, as lições aprendidas, etc. Depois de fazer estas avaliações, o planejamento deve se desdobrar em planos de ação e projetos práticos.

Ou seja, deve-se definir o que será feito, quando, por quem e com quais custos. É aí que o final do ano e o início do novo ano são as melhores datas para que o corpo executivo faça o planejamento estratégico ajuda na hora de fazer investimento.

Marketing tradicional e Novo Marketing

O novo versus o tradicional. De uma maneira mais simples, essas são as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing.  Ambos são modelos que apresentam focos diferentes dentro do marketing.

No Outbound pode-se dizer que é uma forma de publicidade, quer seja em uma fachada nova, em um jornal local, anúncio de rádio, panfletos na rua e vizinhança, cartões de visitas, esse é o papel do marketing tradicional.

Já no Inbound, considerado como o novo marketing é para aqueles que querem marcar presença mais forte na internet. Sejam elas em sites de buscas, redes sociais. Desta forma é possível atrair e fidelizar clientes, despertando o interesse deles para o que sua empresa oferece buscas, oferecendo serviços ou produtos.

A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

Coloque tudo no papel

Ao lembrar qual a missão, os valores e a visão da empresa, comece colocando tudo no papel. Reúna a equipe executiva para refletir, discutir as lições aprendidas, dar ideias, etc.

Reforce sua importância no mercado, desde a ideação até o plano final, tudo deve ser documentado.

Coloque em prática

Agora vem a parte mais difícil: colocar esse planejamento estratégico em planos de ação para cada departamento da empresa. E é nesse ponto que o pensamento sistêmico entra em ação.

É imprescindível refletir que a relevância do planejamento estratégico não vem do grau de controle ou supervisão, ou do nível de instrução detalhada que inclui, mas das decisões que ele representa.

Agora com essas dicas básicas, você sabe sobre a importância de pesquisar antes de fazer qualquer investimento.