5 dicas de como monitorar sua marca na internet

Monitorar sua marca na internet

Monitorar sua marca na internet não deve ser uma tarefa secundária no departamento de comunicação de sua empresa.

Pelo contrário: na maior parte dos casos, monitorar sua marca na internet deve ser uma atividade prioritária. Com a velocidade em que a informação circula na web, não acompanhar o que se diz da sua marca pode acarretar em uma série de riscos. Por exemplo:  as tão famosas “fake news” podem interferir nos seus negócios. Portanto, quando se trata de avaliar a performance de uma marca ou serviço na internet, não basta apenas saber o que dizem e o quanto dizem sobre uma empresa.

Pensando nisso, separamos 5 dicas de como monitorar sua marca na internet:

1. Planeje um monitoramento eficiente

Antes de começar a monitorar sua marca na internet, faça um planejamento de três pontos importantes:

  • o que será acompanhado; é possível monitorar sua marca na internet, de produtos ou serviços, de concorrentes, além de termos ligados ao segmento de mercado.
  • com qual frequência; com a velocidade em que as informações ganham na internet é importante que o monitoramento seja feito 24 horas por dia/7 dias por semana. Lembre-se que uma inverdade pode atrapalhar os seus negócios.
  • e com quais objetivos; monitorar sua marca na internet pode fazer parte das estratégias de negócio da empresa, bem como do trabalho operacional de atendimento ao cliente.

2. Defina bem as palavras-chave relevantes

A precisão dos dados e dos termos específicos são as principais vantagens de um monitoramento. Além de acompanhar a sua marca na internet, é importante criar uma lista de palavras-chave referentes à atuação da empresa e acompanhá-las no decorrer do tempo.

Algumas ferramentas permitem filtros para o monitoramento. Por exemplo, termos de tempo, localização geográfica, entre outras.

3. Saiba exatamente onde monitorar

Na internet existem bilhões de páginas de diversos assunto. Mas nem todas interessam para a sua empresa. Por isso, quando for montar a sua estratégia de monitoramento, saiba quais são os canais mais importantes para repercutir a sua marca na internet.

Sites, blogs, canais no YouTube e redes sociais são alguns dos canais digitais em que sua marca pode ser comentada. Mas cada segmento tem uma tendência maior para ser mencionado. em alguns deles ou em apenas 1. Por exemplo: as empresas de varejo são muito comentadas nas redes sociais, outras empresas em apenas uma rede social, enquanto empreendimentos B2B nem tanto.

4. Use ferramentas para monitorar sua marca na internet

Hoje em dia existem várias ferramentas para monitorar uma marca na internet, de gratuitas a pagas.

No Google Alertas, por exemplo, você recebe em seu próprio e-mail, um relatório de conteúdos publicados na web com alguma palavra-chave que você previamente escolheu para monitorar. Esse tipo de monitoramento também pode ser feito manualmente, na pesquisa comum ou na pesquisa avançada do Google.

O mercado de marketing digital dispõe de muitas ferramentas pagas. Elas não só identificam menções da marca, como também as avaliações do conteúdo: se positivo, neutro ou negativo.

5. Contrate a ferramenta certa

Na hora de planejar e monitorar sua marca na internet, muitas empresas têm dúvidas sobre contratar ou não uma ferramenta profissional. A resposta para essa pergunta dependerá do porte do negócio.

Se a sua empresa ainda tem poucas menções na internet, talvez uma ferramenta gratuita dê conta do recado. Já para empresas que possuem muitas menções, principalmente de clientes, dispor de uma ferramenta profissional agiliza o atendimento e evita uma percepção negativa da marca na internet.

Gostou das nossas dicas?  Então comente sobre elas.