Como monitorar as redes sociais de pousada e hotel

Como monitorar as redes sociais de pousada e hotel

Monitorar as redes sociais de pousada e hotel pode contribuir com novas reservas

Monitorar as redes sociais do seu hotel ou da sua pousada deve ser uma tarefa prioritária para ajudar nas conquistas de novos hóspedes.

E com seu hotel? Você se preocupa com o que as pessoas estão comentando nas redes sociais?

Você vai ganhar muito se estiver com uma boa estratégia de marketing digital e monitorar o que está sendo comentado da sua empresa na internet.

Em uma pesquisa recente do TripBarometer, 89% dos participantes disseram que as avaliações foram a maior influência em suas reservas. Da mesma forma, em outro estudo da Phocuswright, mais de 80% dos participantes disseram que as avaliações de viajantes são fundamentais em suas decisões de reserva e, 54% não fariam reserva em um estabelecimento que não tivesse avaliações.

Então, como descobrir o que está sendo falado sobre você? Por onde começar?

É aí que o monitoramento de redes sociais entra.

Mas não é tarefa fácil. Investigar cada menção feita em toda a internet, entre blogs, canais dos viajantes e nas redes sociais é muito complicado e precisaria de uma boa equipe para realizar esse serviço de marketing social.

Para conseguir uma boa performance no acompanhamento do que as pessoas estão comentando sobre seu hotel na internet é preciso de uma estratégia para monitora as redes sociais de alto nível.

A boa notícia é que agora existem ferramentas que simplifica e contribui com esse gerenciamento, mostrando de imediato quando alguém diz algo positivo ou negativo sobre você, mesmo que eles não incluam o seu usuário da rede social.

Com essas informações em suas mãos, você terá uma ideia do sentimento geral sobre a sua marca, produto ou concorrentes. Além de se manter informado sobre notícias e conversas de influenciadores e identifica novos influenciadores ao mesmo tempo.

DEFINA O QUE IMPORTA PARA MONITORAR AS REDES SOCIAIS

Antes de sair atrás de menções e avaliações sobre sua marca nas redes sociais é imprescindível que você trace a estratégia digital para hotelaria, com a finalidade de saber o que monitorar nas suas redes sociais.

Afinal, se você não faz uma análise eficiente, não tem como saber se a sua estratégia de marketing de conteúdo está funcionando, tampouco qual é a percepção que as pessoas têm da sua marca.

Primeiramente saiba quais aspectos você deve monitorar nas redes sociais.

Os pontos principais que devem levar em consideração na hora de monitorar suas redes sociais é o desempenho do seu do seu conteúdo, avaliar quais tipos de conteúdo causam impacto na sua audiência, qual a percepção que as pessoas tem da sua marca, se elas estão indicando a sua empresa para outras pessoas, se falam bem ou mal do seu hotel ou dos serviços oferecidos e faça o benchmarking para analisar o que seus concorrentes diretos estão fazendo nas redes sociais.

É importante identificar os dados e construir um relacionamento eficiente para engajar e encantar os clientes já fidelizados e os que estão por vir.

Há outros aspectos que devem ser monitorados a partir de métricas, que são dados confiáveis para mapear a situação da empresa.

Óbvio que o conjunto de métricas que deverá analisar, varia conforme os seus objetivos, a rede social utilizada e de quais informações poderão embasar sua tomada de decisão na hora de elaborar a estratégia digital.

Ou seja, não existe uma regra quanto a essa estratégia.

Por exemplo, se você quer monitorar resultados no Facebook, então, poderia utilizar métricas como curtidas, alcance e informações das publicações.

Mas será que esse conjunto funcionaria para monitorar um canal de YouTube?

Não, porque lá as métricas mais importantes são outras: visualizações, número de inscritos, comentários e compartilhamentos.

O que eu quero dizer é que você precisa criar o seu próprio conjunto de métricas.

Para facilitar, selecionei as principais métricas de monitoramento de redes sociais que você deve conhecer.

  • Alcance
    É o número de pessoas que você alcançou com determinada publicação, independentemente de ela ser orgânica ou impulsionada com anúncios pagos.
  • Engajamento
    O engajamento é uma métrica importante em qualquer rede social. É ele que demonstra se a sua audiência está se relacionando com você.
    Trata-se de uma métrica que engloba um conjunto de fatores: curtidas, compartilhamentos, reações, comentários.
  • Taxa de conversão
    A conversão acontece quando um usuário realiza uma ação a partir do seu conteúdo, por exemplo, quantas pessoas compraram um produto anunciado.
    Essa métrica é bem relevante, pois permite analisar quais resultados de fato a estratégia está fornecendo ao negócio.
  • Tráfego
    O tráfego é a métrica que analisa quantas pessoas acessam o seu site ou blog por meio de links nas redes sociais.
  • Retorno sobre investimento (ROI)
    Afinal, será que as suas ações nas redes sociais valem a pena financeiramente?
    O ROI é a métrica que vai gerar essa resposta.
    Quanto mais alto o ROI, mais assertiva é a sua estratégia.

COMO CALCULAR O ROI:
ROI = (retorno do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

Como calcular o roi

COMO MONITORAR AS REDES SOCIAIS?

Existem diversas ferramentas online com a finalidade de monitorar as redes sociais, com muitas análises e relatórios para ajudar no seu atendimento e nas tomadas de decisões.

Para escolher a ferramenta ideal que atenderá suas necessidades será necessário testar essas plataformas e, observar na prática, qual delas é a mais intuitiva e que funciona melhor para você.

Quando souber todos os benefícios das ferramentas para monitoramento de redes sociais, você nunca mais perderá a chance de entrar numa conversa importante sobre sua marca.

Agora confira a lista de ferramentas que separamos para ajudar você a monitorar e otimizar suas ações na rede social, para seu hotel ou pousada alcançar bons resultados nesse canal.

É a lista mais completa que você vai encontrar na internet. Pode salvá-la nos favoritos e consultar sempre que for necessário. E o melhor, a maioria destes aplicativos é totalmente grátis.

Vamos a elas!

1) Quintly

Se estiver planejando criar uma estratégia para suas redes sociais é essencial que faça um benchmarking dos seus competidores.

Quintly site para analisar e monitorar as redes sociais

Marketing Digital e análise de dados andam de mãos dadas. Analisar seus resultados é a maneira mais eficaz de medir o que funcionou ou não. E a partir dos dados que indicam o que está trazendo, mais resultados você conseguirá. Além de otimizar ainda mais suas ações, investindo nas estratégias que estão dando certo.

E para ajudar nesse processo em colher informações de seus concorrentes e planejar suas novas ações em redes sociais, conte com o Quintly que é um aplicativo incrível.

O Quintly permite que você acompanhe até 3 páginas do Facebook, analisando estatísticas sobre seus seguidores e o engajamento deles com seus posts. É possível customizar o dashboard com diferentes widgets para acompanhar diversas métricas.

Função: Comparação de marcado nas redes sociais

2) BuzzSumo

Para monitorar a rede social com eficiência é necessário contar com ferramentas que facilite a vida do seu hotel ou pousada nesse difícil processo.

E a BuzzSumo é nossa grande companheira para nos ajudar com o marketing de conteúdo.

Buzzsomo analisa o conteúdo nas redes sociais

A principal função que essa ferramenta proporciona é a busca por assuntos e tópicos que tem mais relevância para sua estratégia.

O BuzzSumo é mais do que uma ferramenta de monitoramento de audiência, ela também pode ser usada para criar pautas para o seu planejamento de marketing de conteúdo. No site você consegue pesquisar os tópicos que estão gerando mais buzz no momento. Pode inclusive pesquisar assuntos mais comentados dentro da sua área de trabalho e criar um conteúdo de acordo. Você também pode realizar a mesma busca de acordo com cada plataforma disponível e descobrir, por exemplo, quais assuntos que mais engajam no Facebook ou Twitter.

Você consegue efetuar busca de tópicos gratuitamente, mas se precisar de funções mais aprimoradas é possível contratar planos com mais recursos de busca que ajudarão a construir sua estratégia de marketing para rede social.

3)  Free Review Monitoring

Hoje, mais do que nunca, os hotéis e pousadas são extremamente dependentes das avaliações que seus hóspedes fazem na internet e, a consequência pode ser positiva ou negativa para os resultados de novas reservas.

Monitora review de hotel

Receber alerta para cada nova avaliação é muito propício para você entender o que acontece em seu hotel ou pousada e contribuirá para ficar atento e preparado para responder seus clientes sempre que eles tiverem algum problema ou crítica. A ferramenta que vai ajudar a acompanhar seus “Reviwes” e manter imagem sempre positiva da sua marca online é a Free Review Monitoring.

Esta ferramenta foi desenvolvida para as marcas monitorarem todos os reviews que os usuários escrevem sobre elas na internet. Por exemplo, você recebe um alerta todas as vezes que um novo review sobre sua empresa, produto ou serviço aparecer em plataformas como FourSquare, Reclame Aqui e Yelp.

4) Cyfe

Se seu hotel ou pousada realiza ações de marketing digital e Inbound Marketing sabe da complexidade em sintetizar a imensidão de informações que precisa digerir e analisar.

Painel para monitorar e analisar a rede social

Para facilitar a gestão desses dados você vai adorar o Cyfe. Uma plataforma capaz de centralizar em um só lugar, todos os indicadores de marketing digital da sua empresa.

Com ele, você consegue visualizar numa mesma tela, gráficos importantes e diferentes canais. Isso economiza muito tempo, não só pelo fato de não precisar fazer o login em vários sistemas, mas também, coloca um gráfico ao lado um do outro, permitindo uma rápida analise das métricas mais importantes.

A Cyfe oferece uma enorme customização dos dados e métricas das principais redes sociais existentes.

Essa ferramenta permite medir quais os resultados suas ações estão gerando no seu processo de reservas.

Neste mundo cada vez mais competitivo, essa ferramenta contribuirá a tomar decisões de forma imediata para se destacar e obter mais resultados.

Outra funcionalidade que a ferramenta disponibiliza é um “modo TV” que permite projetar em uma sala ou ambiente profissional, para que várias pessoas consigam acompanhar o desempenho de determinada marca em tempo real.

5) Mention

A Mention vai ajudar o seu hotel a monitorar a web e as redes sociais, fornecendo alertas em tempo real por meio de notificações push ou e-mail .

monitoramento para rede social

É possível monitorar o que está sendo dito on-line sobre uma marca ou um produto. Faz uma análise abrangente sobre o mercado e avalia o impacto de suas atividades de marketing.

É possível receber alertas para palavras-chave e erros de ortografia comuns, além de ver o que está sendo dito sobre a concorrência nas redes sociais.

Com essa plataforma você consegue analisar suas menções e as dos seus concorrentes lado a lado.

Recomendo que tire alguns minutos, todos os dias, para ver o seu feed e ler o que o público tem falado sobre você. É bom saber como anda sua reputação.

6) Social Mention

Todo hotel ou pousada que almeja construir uma marca forte e conceituada na rede social, precisa realizar o monitoramento e o acompanhamento do que as pessoas estão comentando e compartilhando.

Monitora todas as plataformas

Uma das melhores ferramentas para ajudar nesse processo é o Social Mention. Essa plataforma monitora mais de 100 sites de mídias sociais e analisa os dados de forma mais profunda, dividindo-os em 4 categorias: Força, Sentimento, Paixão e Alcance. (Strengh, Sentiment, Passion and Reach).

7) ShareCount

O ShareCount é uma ferramenta capaz de fornecer dados holísticos relacionados ao envolvimento dos usuários com o conteúdo do site.

monitore o que está sendo compartilhado nas redes sociais

Ela é fundamental para ter o entendimento de qual conteúdo tem mais engajamento e quais deles você deve concentrar seus esforços para maximizar o ROI.

O Shared Count é um serviço que acompanha quantas vezes uma URL foi compartilhada nas principais redes sociais, incluindo Facebook, Twitter, LinkedIn e Google Meu Negócio.

Além do compartilhamento de URL’s, ele também acompanha likes, tuites e muito mais. O melhor é que você usa um plano grátis para estes monitoramentos.

8) TripAdvisor

Nenhum hoteleiro deve ignorar a maior comunidade de viajantes do mundo. A TripAdvisor, conecta todos os viajantes para avaliar e comentar sobre os hotéis e pousadas que se hospedaram.

Avaliações para hotéis

Para conquistar mais reservas você precisa abrir uma conta do seu estabelecimento [https://www.tripadvisor.com.br/Owners] e construir sua presença nessa plataforma.

Através dos insights do TripAdvisor você receberá informações das tendências sobre avaliações, classificações e concorrentes.

O TripAdvisor  disponibiliza um relatório de desempenho das avaliações.

Com as informações geradas no relatório é possível acompanhar o engajamento dos viajantes e identificar insights para melhorar as operações e o desempenho do seu hotel nessa pataforma.

9) Social Searcher

O que acha de monitorar todas as menções sociais públicas nas redes sociais e na web em um só lugar?

Você deve estar pensando que isso é uma tarefa difícil.

Com o Social Searcher você pode simplificar seus esforços de rastreamento de presença on-line, atrelado a uma ferramenta de análise.

Busca na rede social

Essa ferramenta rastreia e analisa, rapidamente, o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa, marca, produto ou serviço através de busca em tempo real, dentro das principais redes sociais.

Com essa plataforma, seu hotel ou pousada não precisará mais se preocupar com a falta de feedback dos hóspedes, pois, essa ferramenta envia alertas por e-mail com as notificações sobre as novas menções sociais.

Você pode procurar, sem a necessidade de fazer login, por dados no Twitter, Google Meu Negócio e Facebook, além de criar alertas e salvar suas buscas.

10) MLabs

Depois que você criou seu plano de ações para as redes sociais é preciso iniciar a gestão e a execução do que foi planejado.

Para facilitar o gerenciamento das redes sociais recomendo a MLabs.

Essa ferramenta otimiza a gestão de perfis nas redes sociais.

Além de programar as postagens é possível se relacionar com seus clientes, integrar sua equipe e gerar relatórios para analisar a performance de suas ações e de seus concorrentes.

11) Google Alert

A grande no mundo de soluções em busca, não poderia ficar de fora dessa lista.

O Google Alert é uma opção simples de usar, mas potente para acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca nas redes sociais.

Esta é uma ferramenta básica que vale a pena incluir na sua rotina.

Com um layout intuitivo é muito fácil fazer o monitoramento.

Com ele, é possível monitorar as menções à sua empresa, saber do que as pessoas estão falando e obter ideias de conteúdos ou mesmo saber qual é a percepção a cerca da concorrência.

Também dá para criar alertas para assuntos específicos relacionados ao seu segmento de mercado, de modo que você está sempre atento às discussões em alta no momento entre os consumidores.

Conclusão

Acompanhar em tempo real o que seus clientes estão comentando e falando do seu hotel ou pousada te dará a capacidade de se adiantar para interagir e fazer um atendimento rápido.

Com as ferramentas para monitorar a rede social, você pode corrigir posts falsos ou resolver reclamações de consumidores antes que o problema se torne viral.

Mas não precisa parar por aí. É possível fazer muito mais do que isso.

Vá além do “monitoramento de redes sociais” e interaja.

Envolva-se com aqueles que fazem menções sobre você e responda suas perguntas e preocupações.

Seja parte da conversa e preste um serviço diferenciado.

Construa uma ótima reputação e garanta mais reservas para seu hotel ou pousada.