Marketing na hotelaria: 10 estratégias para transformar os visitantes em hóspedes

marketing digital para hotel

Com a ascensão do Airbnb, o marketing de hotéis precisou de inovações como nunca antes.

A geração do milênio, em particular, favorece os hotéis da Airbnbs, que nem sempre oferecem a flexibilidade que desejam. Esta jovem geração anseia por experiências autênticas. Sessenta e sete por cento disseram que provavelmente considerariam ficar em casa de alguém do que se hospedar em um hotel em uma viagem futura.

Nesse novo cenário, como você pode diferenciar sua marca, oferecer experiências únicas e, por fim, direcionar mais reservas diretas?

Faça o site do seu hotel se destacar

De acordo com o TripAdvisor, 91% dos proprietários de hotéis vêem as reservas diretas como chave para o futuro de seus negócios. Não é difícil entender por quê – quanto mais hoteleiros gastam em marketing próprio, menos eles colocam dinheiro nos bolsos de seus parceiros de distribuição, como agências de viagens on-line (OTAs) ou Airbnb. A chave para fazer isso é melhorar a experiência do hóspede e a jornada de reservas. E isso começa com a versão digital do seu lobby – a página inicial do seu site.

1 | imagens diz mais que 1000 palavras

Tradicionalmente, hotéis e resorts contam com recursos visuais próprios em suas campanhas de marketing, ou seja, imagens criadas por profissionais. No entanto, profissionais de marketing na indústria da hotelaria estão percebendo que as pessoas estão sendo influenciadas pelas experiências de outros viajantes. Para estimular essa influência e criar uma experiência de usuário mais autêntica, atraente e identificável estão utilizando imagens dos próprios hóspedes.

Com essa combinação o engajamento da marca aumenta em 28% quando os consumidores são expostos a conteúdo profissional e gerado pelo usuário.

Aconselhamos inserir uma hashtag no título da galeria do site tipo,
#NOMEHOTEL , para incentivar os hóspedes a compartilhar suas experiências de viagem durante sua estadia.

Outro bom motivo para usar imagens geradas por seus hóspedes é que estimulam os visitantes a ficar mais tempo em seu site podendo aumentar até 90% do tempo gasto em seu site.

2 | Faça seu website gerar conversões

Imagine o usuário vendo as imagens na galeria de seu site. Agora imagina
os visitantes do seu site agir no exato momento em que estão se sentindo inspirados por seus recursos visuais. Você pode conseguir isso aplicando uma programação diretamente em suas imagens com o intuito de promover uma ação quando o usuário passar o mouse sobre elas. Adicionando táticas de CTAs como sobreposições em imagens específicas para direcionar esse visitante a obter mais informações, captar dados desse lead em outra página ou Landing Page e, ainda melhor, gerar uma reserva.

CTA para conversão em hotel

Se você tem um link para outra página com mais informações, um canal de reservas ou uma Landing Page, as CTAs são bem conhecidas para impulsionar as conversões e gerar receita de reserva direta. Uma CTA personalizadas podem ter desempenho 202% melhor que os básicos conforme apontou a HubSpot.

3 | Mostre todas as experiências que seu hotel ou pousada oferece

Não basta mencionar que você oferece bungee jumping, tirolesa ou passeios a cavalo. Em vez disso, mostre pessoas reais que realmente fazem essas coisas. As pessoas se relacionam com outras pessoas, não com atores que estão fingindo.

O site do hotel deveria usar conteúdo de seus clientes relacionado a cada atividades em diferentes páginas de seu site. Por exemplo, a página “Lanchonete ou Restaurante” inclui uma galeria de experiências gastronômicas dos hóspedes, e a página “Casamento” estar cheia de lindas fotos de cerimônias e celebrações.

4 | Certifique-se de que seu site é encontrado pelos buscadores

Podemos afirmar que os consumidores mudaram sua maneira de efetuar as compras e planejar suas viagens. Esses são os consumidores 3.0. Essa mudança influenciou a forma de como as pessoas encontram informações sobre hotéis e o destino que pretendem viajar. É mais fácil para alguém digitar “Airbnb.com” no navegador e pesquisar por propriedades do que encontrar seu hotel no Google.

Ainda assim, verifique se seu site é facilmente encontrado pelos motores de busca. Um mecanismo de busca, como o Google ou Bing ainda é o ponto de partida para 92% das pessoas que pretendem viajar.

Concentre nos esforços de otimização com SEO e SEM. Para isso pesquise palavras-chave e otimize as meta-descrições, cabeçalhos e conteúdo da sua região para maximizar o engajamento.

5 | Não esqueça que as pessoas reservam quartos de hotel em seus smartphones

Se o seu site não está otimizado para dispositivos móveis, diga adeus para dois terço dos possíveis clientes. Certifique-se de que seu design seja responsivo, que as imagens não sejam esticadas e que todas as CTAs funcionem. É simples assim.

Uma estratégia de marketing para mobile é imprescindível para o sucesso de um hotel hoje em dia.

Construa sua marca de hotel ou resort em mídias sociais

Uma vez que você tenha resolvido seu site, é hora de acelerar seus canais de distribuição.

Com 55% das viagens de 18 a 65 anos baseadas em imagens do Instagram , ter uma presença na mídia social, não é suficiente: você precisa de um fluxo constante de imagens que converta e uma marca que as pessoas admiram.

6 | Compartilhe imagens de clientes em seus canais de mídia social

Quando as pessoas viajam elas estão constantemente carregando seus celulares e tirando fotos para compartilhar através das redes sociais. São toneladas de imagens inspiradoras nas mídias sociais que seus clientes estão disponibilizando na rede.

Com essa fonte de recursos, você pode aproveitar pontos de vista exclusivos de cada um e replicar essas fotos, vídeos e stores para seu próprio feed.

Você pode ainda, incentivar os usuários a gerar seu próprio conteúdo para publicar na rede social. Cria uma estratégia para fomentar essa ação.

Se no seu hotel tem uma parede vazia, por que não convidar um artista para pintar um painel bonito e único que os hóspedes ficarão estimulados de fazer uma pausa para uma foto.  Aplicando essa tática seus hóspedes ajudarão no seu alcance orgânico quando compartilhar esse conteúdo na Rede social além de sua marca ficar amarrada às lembranças positivas que gera mais fidelidade à marca.

7 | Use o melhor desempenho visual em seus anúncios digitais

O marketing eficaz requer testes constantes. Por que não redirecionar os visuais nos quais você já está vendo um bom engajamento nos seus anúncios digitais?

Considere isso: os anúncios digitais gerados pelo conteúdo do usuário alcançam uma taxa de cliques 4 vezes maior que os anúncios tradicionais. Não estamos dizendo para usar apenas o o conteúdo dos usuário, mas procure maneiras de destacar seus anúncios.

8 | Use influenciadores que se alinham com sua missão

Não é nenhum secreto que influenciador tem uma influência enorme dentro das decisões de viagem. E eles não vão a lugar nenhum: a indústria cresceu quase 40% no ano passado.

Use embaixadores que se alinhem à missão do seu hotel para avaliar sua propriedade. Você pode oferecer-lhes uma estadia gratuita em troca.

9 | Personalize seu marketing para cada segmento de cliente

Outro tendência do marketing digital moderno é a hiper personalização. Você precisa de diferentes visuais para diferentes segmentos e experiências que os viajantes desejam. Isso é muito importante para resorts e hotéis de luxo que atendem clientes diferentes – visitantes internacionais, viajantes a negócios, famílias, etc.

Use esses segmentos de clientes para personalizar ainda mais o marketing por e-mail, os programas de fidelidade do cliente e os materiais impressos. Uma boa regra é sempre criar elementos visuais que reflitam o público-alvo que você deseja segmentar.

Melhore as reservas indiretas – remarketing em agências de viagens on-line

As melhores estratégias de marketing para hotéis e resorts não colocam todos os ovos na mesma cesta. Embora as reservas diretas gerem quase o dobro do valor para os hoteleiros, é aconselhável preencher as lacunas na sua estratégia de reserva direta concentrando algum esforço nas reservas indiretas.

Por exemplo, as taxas de abandono para reservas de hotéis on-line são em média 75%. Remarketing seu hotel em OTAs pode neutralizar esse problema. Dessa forma, você pode capturar clientes em potencial que podem ter saltado de seu site, talvez procurando uma oferta mais barata, e transformá-los em clientes pagantes.

10 | Pense nas ações locais e remarketing

Você também pode fazer o remarketing de seu hotel na comunidade local. Festivais gastronômicos, feiras estaduais, o nome dele – você pode anunciar experiências de hotéis nesses eventos.

Sempre divulgue sua localização também. Você pode atrair clientes da Airbnb que desejam conhecer os locais e experimentar tradições e cultura.

Verifique se você está listado no Google meu Negócio, para que, se um viajante estiver explorando o Google Maps, você seja exibido. Além disso, fique atento ao que as pessoas estão dizendo sobre você. Oitenta e quatro por cento dos consumidores confiam tanto em avaliações on-line quanto em amigos. Isso significa não esquecer de monitorar sua reputação em sites como o TripAdvisor e resolver qualquer reclamação adequadamente.

Aqui estão algumas maneiras infalíveis de melhorar seu marketing de hotel:

Pega nossa colinha:

  • Diferencie-se da concorrência (e Airbnb).
  • Use conteúdo gerado pelo usuário para aumentar o envolvimento.
  • Mostre a diversidade da sua experiência.
  • Otimizar para celular.
  • Construa sua marca no social.
  • Use visuais de melhor desempenho.
  • Personalize, personalize, personalize.
  • Remarketing seu hotel em OTAs.
  • Comercialize sua localização.

Como resultado, você pode superar os desafios enfrentados atualmente pela indústria hoteleira.