Como usar o Linkedin para aumentar a visibilidade do seu negócio

LinkedIn para empresas

Uma das redes sociais que vêm ganhando espaço entre as pessoas é o LinkedIn, fundado em 2003 por Reid Hoffman e comprado anos depois pela Microsoft. Seu objetivo é criar uma rede social profissional que ligaria as melhores vagas aos melhores candidatos. Deste modo, o termo “usar o LinkedIn” já faz parte do cotidiano de trabalhadores e empresas.

Entretanto, muitas pessoas entendem essa rede social apenas como uma forma de procurar emprego, mas não é verdade. 

Se usada da maneira correta, é importante para dar visibilidade aos seus negócios, seja uma clínica odontológica que faz clareamento dental ou uma imobiliária local.

Hoje os brasileiros estão em terceiro lugar quanto a utilização da plataforma, estando atrás apenas dos EUA e da Índia. 

Por isso, além de trabalhadores buscando vagas, a rede social tem sido usada para fazer com que clínicas alavanquem seus negócios, também favorecendo o networking. 

No presente artigo abordaremos como as empresas ou até mesmo clínicas odontológicas e de saúde podem usar o LinkedIn para aumentar a visibilidade do negócio.

O que deve-se conhecer para começar a usar o LinkedIn?

As empresas que queiram usar o LinkedIn para alavancar sua marca e começar um processo de consolidação na marca precisam criar uma Company Page, ou seja, uma Página de Companhia.

Construir uma página da empresa evita que os proprietários ou acionistas da marca falem em seus perfis pessoais, evitando que opiniões próprias interfiram na marca, facilitando a criação de uma identidade e proximidade com o público – como potenciais colaboradores. 

O LinkedIn funciona como uma plataforma de construção de networking, deste modo, uma página de clínica odontológica especializada em serviços estéticos como a lente de contato de dente, pode criar conexões com profissionais do setor e potenciais clientes.

Além disso, é possível criar um conteúdo que se volte não apenas para os serviços ou produtos, mas também para questões como gestão e demais temas cruciais para o funcionamento dos negócios, contribuindo com discussões ricas.

Esses são alguns conhecimentos básicos. Abaixo abordaremos elementos que você pode usar para construir um perfil relevante da sua clínica e posicioná-la melhor dentro do mercado.

Componentes para uma boa página de companhia no LinkedIn

Existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração para a construção de um perfil de marca relevante e que permita que a imagem da empresa seja consolidada.

Principalmente empresas que possuem serviços específicos como lente de contato dente podem procurar desenvolver conteúdos que chamem atenção sobre o serviço e outros que estão ao redor.

Usar nas publicações os termos do consultório é uma boa dica para lidar com os algoritmos da plataforma e usá-la da melhor maneira possível.

Abaixo conheceremos algumas dicas para seu perfil de clínica no LinkedIn.

  1. Tenha um bom visual

O primeiro passo para que seu perfil tenha um bom alcance é a construção de uma identidade visual. 

Deste modo, é necessário fazer uma foto de perfil que contenha os elementos e cores da marca, bem como as publicações devem seguir uma linha clara de comunicação.

A capa precisa ser chamativa, atraindo a atenção do público. Tenha em mente que no LinkedIn, além de prováveis clientes, você também poderá encontrar ótimos profissionais que em algum momento podem ser captados por você.

Uma boa imagem gera atenção e faz com que a marca seja vista como cuidadosa e atenciosa.

  1. Tenha alguma constância nas publicações

Quem posta no LinkedIn com determinada frequência tem o dobro de visibilidade, se comparado às pessoas que não fazem publicações ou estão com os perfis incompletos.

Essas publicações devem trazer alguma informação relevante para o público, como o que define “quanto custa um implante dentario”, novas tecnologias empregadas aos procedimentos e alterações nas clínicas.

  1. Cronograma

Para que se possa ter uma noção ampla do que colocar nas publicações e gerar determinado engajamento, é importante criar e desenvolver um cronograma de publicações e entender o público dessa rede.

Esse cronograma pode ser um guia para que você saiba exatamente o que seu público gosta. Pode ser um vídeo, artigos ou até mesmo enquetes.

Além de conteúdo próprio, é possível fazer o compartilhamento de publicações de parceiros que estão em relação com o seu serviço ou seu produto. Esse processo fortalece os laços do networking.

Assim, compreendemos que o LinkedIn pode ser um importante aliado para a sua clínica, principalmente por posicionar sua marca, o que ajuda no desenvolvimento de um relacionamento que visa o fortalecimento dos negócios. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Pessoas foto criado por stockking – br.freepik.com