6 principais tendências da hotelaria 2019

tendências da hotelaria 2019

Já estamos no meio do ano e acompanhar as tendências da hotelaria 2019, as novidades do mercado e as mudanças no comportamento do turista são uma ação fundamental para continuar oferecendo serviços relevantes aos seus hóspedes.

São centenas de novas tecnologias e ferramentas que prometem ser a “solução perfeita” para o seu hotel.

Pensando exatamente em te ajudar, compilamos as:

6 tendências de marketing digital para hotelaria em 2019.

1 – Vídeos Online

Não é novidade para ninguém que os vídeos estão tomando conta da internet.

Com a disputa cada vez mais acirrada pela atenção dos usuários da internet, os vídeos se destacam pela forma de entregar o conteúdo. E para o mercado hoteleiro, trabalhar com estratégias de vídeos é fundamental para inspirar, atrair, converter e engajar seus futuros hóspedes. 

Compartilhar os atrativos, as experiências e os diferenciais do seu meio de hospedagem e/ou do seu destino, fazem toda a diferença na hora de chamar a atenção e fazer com que o viajante decida efetuada a reserva com o seu hotel.

Curiosidade:

  • 80% do consumo global de internet em 2019 é conteúdo de vídeo.
  • 75% das pessoas visitam o site do anunciante após visualizar o vídeo.
  • Um vídeo no Facebook gera 10 vezes mais engajamento do que posts textuais.

Vale lembrar que diferente de uma mídia tradicional como a TV, o seu hotel não precisa investir milhares de reais para a produção de um vídeo. Atualmente, é possível produzir bons vídeos online com equipamentos mais simples, como celulares e câmeras do tipo GoPro.

2 – ChatBot: A Inteligência Artificial no Seu Atendimento

Desde o ano passado, os chatbots ou robôs de atendimento estão sendo desenvolvidos para ajudar negócios a escalarem os seus canais de atendimento.

Isso porque a maioria das dúvidas e perguntas feitas pelo visitante do seu site ou da sua página no Facebook, por exemplo, são muito próximas ou até mesmo as mesmas.

Com isso, é possível programar respostas automáticas de acordo com a necessidade de cada pessoa que está interagindo com os robôs.

Além de otimizar o tempo de seus colaboradores que podem (e devem) estar focados em outras funções “não repetíveis”, como “ onde fica a pousada? ” Ou “ o hotel aceita cachorros? “, os chatbots fazem com que o seu tempo de resposta seja mais rápido e não deixe ninguém esperando horas ou até mesmo dias para ser atendido.

Vale lembrar que esses robôs servem para outras funções, como,  por exemplo: se comunicar os fãs da sua página no Facebook, compartilhar pacotes e promoções e avisá-los sobre comunicados e avisos importantes.

Ter uma estratégia por trás dessa inteligência artificial é fundamental para o sucesso do seu chatbot.

3 – O Mundo na Palma das Mãos

Em média o brasileiro utiliza o celular 78 vezes ao dia.

Está mais que evidente que os nossos celulares são objetos essenciais em nossas vidas. Seja para pedir um lanche ou até mesmo para efetuar uma reserva em um hotel. Estamos sempre com os nossos celulares por perto.

E o seu hotel ainda não está priorizando o smartphone na hora de se comunicar? Ou está perdendo a maioria das pessoas que acessam a internet atualmente?

  • Trabalhar com imagens e vídeos no formato vertical;
  • Possuir um site responsivo (adaptável para tablets e smartphones);
  • Publicar textos em fontes maiores;
  • Ter páginas com leves para um rápido carregamento;

Esses são alguns exemplos de ações para melhorar a experiência do usuário em consumir e se engajar com os seus conteúdos através do celular.

4 – As Personas

Uma das maiores tendências de marketing digital para hotelaria em 2019 é conhecer profundamente a sua Persona (público-alvo) para promover experiências únicas para ela.

Desde o momento que ela ainda está conhecendo sobre o seu hotel nas redes sociais até o seu relacionamento pós check-out, é preciso ser específico e assertivo na comunicação.

É necessário entender toda a jornada de compra do viajante, para ser eficiente na hora de se comunicar com seus futuros hóspedes.  Entender a linguagem que o seu público utiliza, que horas ele costuma a acessar a internet, por qual canal ele mais interage, quantos dias em média ele efetua uma reserva, até os seus maiores sonhos e as suas maiores dores.

E como você pode entender melhor o seu público? Pesquisas, observação de comportamentos (online e off-line), ferramentas de análises e afins.

O resumo é: seu (futuro) hóspede quer saber se você realmente o conhece, se sabe o que ele precisa e se irá ofertar no momento em que ele precisa.

5 – Automação de Marketing

Um dos maiores desafios dos hoteleiros é se comunicar com as pessoas que pesquisam preço e disponibilidade em seus motores de reservas, mas acabam “indo embora” e não efetuam a reserva.

É exatamente aonde a automação de marketing entra e se torna cada vez mais realidade para diversos hotéis em 2019!

Isso porque através dessas automações, é possível enviar e-mails automáticos e segmentados de acordo com suas pesquisas no motor de reservas.

Com as automações de marketing, após uma consulta ser deixada no “carrinho”, o site/motor de reservas, é configurado um e-mail automático para ser disparado X dias depois dessa pesquisa.

Conforme a sua interação com esse e-mail (que pode ser um envio de um material gratuito sobre “o que fazer no destino”), é enviado mais um e-mail alguns dias depois com uma oferta especial para reservar com o seu hotel naquele momento.

A quantidade de e-mails e o que será enviado, assim como o intervalo de tempo entre os e-mails são pré-configurados e após a ativação, tudo funciona automaticamente!

Lembrando que é preciso ter um bom especialista em marketing digital para elaborar as melhores estratégias para que essa e outras automações funcionem da maneira mais eficiente possível.

6 – Alinhamento Entre Marketing x Vendas

O que antes era feito de maneira reativa, hoje é preciso ter ações mais proativas para alavancar o número de reservas.

O que isso quer dizer? A sua equipe de marketing precisa estar bem alinhada com a sua equipe de vendas para trabalharem em um objetivo em comum: aumentar a quantidade de leads (contatos) qualificados para abordagem do comercial.

Estar atento as pessoas que visitam determinadas páginas de pacotes ou que comentam em posts nas redes sociais e interagindo com elas, é uma excelente maneira de iniciar o processo de uma venda (reserva).

Logo, o que antes não tinha a devida atenção, hoje esse cenário muda. Os hotéis precisam estar cada vez mais engajados com seu público para elevar a quantidade de leads ao time comercial. Principalmente os mais interessados, que muitas vezes são esquecidos no Direct do Instagram, em um comentário no post do Facebook e até mesmo em um e-mail sem resposta.

Só assim é possível os gestores acompanharem o que está ou não está tendo um retorno positivo e posteriormente investir nas melhores ações de marketing e vendas para o seu hotel.

Conclusão

São muitas tendências de marketing digital para hotelaria em 2019, algumas já são realidades em alguns hotéis, mas todas absolutamente importantes para o crescimento do seu negócio.

Elas irão ajudar a crescer não somente a sua taxa de ocupação, mas também as suas reservas diretas, isto é, o seu lucro!

Gostou das nossas tendências? Quer ter um time especialista em marketing digital para hotelaria trabalhando em prol dos seus resultados?

Essa é a sua chance de fazer de 2019 o melhor ano para o seu hotel atingir resultados incríveis. Clique Aqui e Entre em contato conosco!