Marketing sensorial na hotelaria – A experiência do hóspede

marketing sensorial na hotelaria

Marketing sensorial na hotelaria está entre as ações estratégicas de um profissional de marketing

Aumentar o número de hospedes em uma pousada ou hotel é a preocupação número 1 de proprietários e profissionais de marketing hoteleiro. Tudo é pensado de forma detalhada para traçar as estratégias e obter resultados.

Desde o momento em que o hóspede entra em seu hotel até após o check-out. Tudo o que ele sente – cheira, prova, ouve, toca e vê – faz parte do marketing sensorial na hotelaria e contribui para a formação da opinião dele sobre o seu estabelecimento.

E é aí que o marketing sensorial na hotelaria é fundamental. Neste artigo, explicamos melhor esse conceito e como ele pode ser aplicado em seu negócio.

O que é marketing sensorial

Embora o conceito seja relativamente novo e remonte ao início dos anos 2000, ele ganhou espaço no mercado e, hoje, faz parte da maneira como muitas marcas se promovem.

Ao contrário do que muitos pensam, nossas escolhas e decisões de compra estão muito mais baseadas na emoção do que na razão. E o marketing sensorial está totalmente ligado a essa questão.

O marketing sensorial utiliza estratégias que ativam os sentidos – tato, audição, olfato, visão e paladar – dos clientes para criar experiências marcantes e que contribuam para o fortalecimento da marca e seu público.

Conforme estudos (Universidade Rockefeller), o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos odores que sente, contra 5% do que vê, 2% do que ouve e 1% daquilo que toca, revelando como os resultados do marketing sensorial são inegáveis.

Como usar o marketing sensorial na hotelaria

Muitos hotéis estão criando estímulos e sentimentos, na forma de aromatização de ambientes através da pulverização de fragrância na atmosfera, seja através do sistema de ar condicionado central ou através de equipamentos específicos que dosam a fragrância em um intervalo de tempo determinado.

O hotel deve conhecer o perfil dos seus hóspedes para poder escolher uma essência que além de ressaltar a sua identidade e acordar com seus valores, agrade. O objetivo da fragrância é produzir um ambiente agradável e aconchegante, onde o hóspede sinta vontade de permanecer por mais tempo, assim aumentando a probabilidade de um consumo maior dos serviços e a fidelização.

Lembre-se que você deve se conectar com seus hospedes e, com isso, aumentar a fidelidade deles – e também as vendas, claro.

Os cinco sentidos do Marketing sensorial na hotelaria

Visão

A visão é um poderoso sentido para conquistar seus hóspedes. Esse é o primeiro sentido em que o hóspede tem contato com a sua marca – São as fotos do hotel no site, ou em qualquer ferramenta de marketing digital que sua empresa faça uso, por exemplo, são as “culpadas” por isso.

As nuances captadas pelos olhos de seus hóspedes irão influenciar diretamente na percepção deles em relação à sua empresa. Por isso, escolha cores que representem melhor a sua marca e a mensagem que você quer passar ao seu público. E isso deve ser estendido além das parede de seu hotel, para todo o marketing digital.

Audição

O que o seu hóspede ouve tem o poder de influenciar suas emoções – seja pelo tipo de som ou mesmo pela ausência de barulhos.

Então, avalie o que seus hóspedes estão ouvindo em seu hotel! O que eles ouvem ao entrar na recepção, o que ouvem no restaurante, no quarto. Utilize músicas relaxantes e vibrantes, de acordo com o ambiente, e faça seu público se sentir mais à vontade e feliz.

Afinal, seu hotel quer transformar a experiência do seu hóspede durante a sua estadia ainda melhor.

Olfato

Como já mencionamos acimas, estamos 100 vezes mais predispostos a lembrar de algo que cheiramos do que de algo que vemos, ouvimos ou tocamos. Impressionante, não?

O aroma que seu hóspede sente pode fazê-lo se apaixonar ou odiar sua marca, pois aumenta a atenção dispensada do hóspede na avaliação dos serviços, o que consequentemente aumenta a memorização.

O cheiro é o único receptor sensorial que está diretamente ligado com as nossas emoções e memória, bem como a atenção, motivação, personalidade e comportamento.

No que diz respeito a hotéis e pousadas, nada pior do que um hóspede abrir o quarto e sentir um cheiro desagradável de mofo, por exempli. Isso, com certeza, irá tirar muitos pontos de sua empresa.

Por isso, invista na odorização dos ambientes de seu hotel ou pousada, incluindo aromas florais e herbais, que acalmam e relaxam. Cuidar da limpeza também é essencial para garantir que os clientes não tenham uma experiência olfativa desagradável.

Paladar

A lembrança de um prato específico, que comeu em determinado local é simplesmente incrível. Pois é, o paladar também ativa a memória e as emoções. Esse é, portanto, outro fator importante para tornar a experiência de seu hóspede impecável.

Nesse sentido, seu hotel ou pousada deve oferecer comidas de qualidade, feitas com muito cuidado e carinho. Para os alimentos que não são feitos localmente, escolher um fornecedor que garanta a excelência dos pratos.

Entenda que o café da manhã, o almoço e o jantar são mais do que simples serviços que seu negócio oferece aos clientes, eles são momentos importantes e que podem se tornar inesquecíveis na mente dos consumidores.

Tato

A pele humana possui mais de 4 milhões de sensores que podem ser ativados por meio da textura, peso, tipos de material e temperatura dos objetos. Para garantir que o tato conquiste seus hóspedes, você precisa cuidar de cada detalhe, para que esses contatos sejam sempre agradáveis. Estes são alguns pontos importantes no que diz respeito a esse sentido:

Não menospreze o poder dos tecidos. Depois de um dia cansativo, secar-se com uma toalha fofinha e deitar em um colchão com lençóis lisinhos e macios é tudo o que o seu hóspede espera. Isso garante satisfação, e não fará com que ele pense que os serviços do hotel são de baixa qualidade.

Além disso, avalie a experiência do tato de seus hóspedes em todos os ambientes. O sofá do lobby é confortável? A caneta usada para preencher o formulário é agradável de escrever? As cadeiras do restaurante são aconchegantes? A temperatura do ambiente está ideal?

Lembre-se que o marketing sensorial na hotelaria é crucial para garantir uma excelente experiência de seu hóspede.

Deixe um comentário nos contando sua visão e sua experiência em relação a esse tema. 🙂