5 dicas de vendas que não podem faltar em seu negócio

Faça ações básicas para melhorar as vendas da sua empresa

Hoje em dia vender mais é o sonho de qualquer empresa. Considerada uma das atividades mais importantes nas empresas, há muitas maneiras de melhorar suas vendas. Assim é possível expandir a empresa, o faturamento e até contratar mais pessoas.

Existem várias estratégias, teorias, discussões sobre esse assunto e um vasto acervo na internet com orientações mais específicas.

Reunimos aqui, dicas básicas que servem para qualquer empresa colocar em prática e turbinar as vendas em sua área.

Conhecer bem o produto

Com o passar dos anos, o perfil das pessoas mudaram e os especialistas os chamam de consumidores 3.0.

Hoje, o consumidor realiza pesquisas de produtos ou serviços através da internet por meio das redes sociais, blogs e sites, para depois efetuar suas compras; seja em uma loja física ou virtual.

É fundamental que você e seus vendedores conheçam muito bem o produto ou serviço que a sua empresa oferece no mercado.

Ou seja, é necessário estar bem preparado, com respostas na ponta da língua, para atender os clientes da melhor maneira e converter o máximo de consumidores que for possível diariamente.

Atender Bem

Atender bem é essencial para manter a satisfação e para fidelizar o cliente. Ser cordial, com maneiras básicas.

Seja cortes, atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Esqueça seus próprios preconceitos. Pare de formar impressões antecipadas e distorcidas dos clientes. O tratamento “senhor” ou “senhora” deve ser dirigido mesmo a jovens, a não ser que o cliente o autorize a chamá-lo por “você”.

Cumprimente a todos com um sorriso. Deixe o consumidor à vontade e lhe preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada.

 Saiba Ouvir

Outra dica para atender melhor e conhecer bem o cliente, é necessário “ouvir” suas necessidades para consequentemente aumentar suas vendas.  Esteja sempre atento ao que o cliente diz. Se ouvimos os consumidores e não aplicamos as informações na prática, estamos jogando fora todo o nosso esforço. Soluções criativas de problemas requerem conhecimento de muitos aspectos relevantes, e que na maioria das vezes, as informações virão do diálogo entre você seu cliente.

Foco na Solução

 Um dos erros da grande maioria dos vendedores é se dedicar demais ao fechamento de uma venda, ou seja, empurrar uma venda, forçando a barra com o cliente.

Para se concluir boas vendas é necessário fazer que o negócio seja fechado de forma natural. Desta forma o vendedor ganha a confiança do cliente e mostra que você realmente está interessado em ajudá-lo a encontrar a solução para um problema que ele tem que resolver em sua empresa ou mesmo em seu dia a dia.

Fidelize o consumidor

Além dessas dicas básicas para aumentar suas venda, é necessário fidelizar o consumidor e convencê-lo a voltar. Peça ao gerente para abordar os clientes e pedir opinião e sugestão sobre o vendedor e sobre sua experiência de compra. Faça um cadastro do cliente para que possa ser usado no marketing digital para se aproximar mais do cliente.

Assim mostrará que sempre estará pronto para atendê-lo.