Dicas incríveis para fidelizar um hóspede

Dicas incríveis para fidelizar um hóspede

Fidelizar um hóspede é fundamental para manter a saúde financeira de um hotel ou pousada, mesmo na baixa temporada

Apesar de viajar ser um dos desejos mais demonstrados por várias pessoas, não existe nenhum destino ou hotel que é o preferido pelas pessoas.

Cada vez mais os viajantes estão procurando por referências online para conhecer as melhores opções de hospedagem e ver os conselhos de outras pessoas.

Ao observar a jornada de compra na hotelaria, é possível perceber que o relacionamento com os clientes em sua área de atuação começa muito antes de eles fazerem a reserva e também continua depois de irem embora. Nesse sentido, é importante saber como se comunicar com os hóspedes não só durante a estadia no seu hotel ou pousada, mas também antes do check-in e depois do check-out.

Para fidelizar um hóspede é imprescindível se tornar referência de mercado e o desejo dos hóspedes. Para isso, é necessário investir em estratégias de marketing digital.

Ter os quartos cheios durante o ano todo é o sonho de todo hoteleiro. Mas não é tão fácil conseguir isso, não é mesmo?

A boa notícia é que hotéis e pousadas têm grande potencial de crescer e diversificar seus negócios através do marketing digital.

Para garantir que seus clientes sejam fiéis à sua marca, confira a seguir cinco dicas importantes para fidelizar um hóspede:

1. Ofereça informações e dicas sobre a sua cidade

Segundo pesquisas do Google, 85% dos viajantes decidem quais atividades fazer apenas após chegar ao destino. Além disso, nove em cada dez viajantes esperam que hotéis e pousadas forneçam informações sobre o local que vão visitar. Então, quando o cliente confirmar a reserva, envie um e-mail com sugestões de pontos turísticos que ele pode querer visitar, restaurantes em que pode ter uma experiência gastronômica regional e atividades culturais da cidade que podem ser boas opções de lazer.

2. Deixe uma ótima última impressão

Todos dizem que a primeira impressão é a que fica, certo? De fato, os primeiros minutos são importantes na construção de um relacionamento, porém, mais importante ainda é a última impressão.

Por exemplo: digamos que tenha acontecido algum imprevisto ou falha na entrada do hóspede. Isso não quer dizer que a imagem de seu hotel estará arruinada. Se você conseguir contornar a situação e recompensar o cliente pelo erro com uma excelente estadia e um atendimento de alta qualidade, mesmo com o equívoco do início, ele sairá do hotel com uma ótima impressão – e muito mais inclinado a retornar. Agora, se o erro for no fim da temporada dele aí, convencê-lo de que vale a pena se hospedar novamente em seu estabelecimento pode ser uma tarefa mais complicada…

Portanto, cuide SEMPRE da impressão que seu cliente tem de seu hotel ou pousada e faça tudo que for preciso para que ele saia de sua empresa com a certeza de que não há por que procurar outro lugar para ficar na próxima vez que passar pela sua cidade!

3. Surpreenda o cliente

Nada melhor para ficar marcado na memória do cliente do que oferecendo a ele uma bela surpresa. Para isso, não é necessário investir em grandes ações. Pequenos detalhes podem fazer grande diferença: um brinde no quarto, um doce à espera do hóspede, um cartão de agradecimento pela escolha do hotel, o oferecimento de um café ou chá ao longo do dia… Gestos simples contam muito para que o cliente se sinta bem acolhido e, consequentemente, queira voltar.

4. Mantenha contato

Não basta garantir que durante a estadia do hóspede em seu hotel tudo aconteça com a maior excelência, é preciso ir além e continuar em contato com ele até depois que ele for embora.

Nesse sentido, aproveite o cadastro do cliente para obter informações. Se descobrir, por exemplo, que o hóspede gosta de tênis, quando tiver algum evento desse esporte em sua região, convide-o a se hospedar aí. Além disso, enviar e-mail com lembrança de aniversário, dicas para viajantes e promoções também são formas de manter a sua marca viva da memória do público.

5. Recompense a lealdade dos hóspedes

Outra maneira de fidelizar um hóspede ao seu hotel ou pousada é mostrar que a lealdade dele será recompensada. Crie promoções dando descontos ou serviços exclusivos para aqueles clientes que já se hospedaram em seu hotel ou pousada. Simples ações como essas fazem toda a diferença na cabeça do cliente. Além disso, caso ele tenha vindo sozinho na primeira vez, ofereça condições especiais para que ele retorne com a família no futuro. Mostrar preocupação com as pessoas que ele ama fará você ganhar pontos com ele.

6. Envie um e-mail de agradecimento

Se comunicar com os hóspedes depois do check-out são gestos que ajudam a fortalecer o relacionamento com seu público. Nesse sentido, o e-mail de agradecimento é um exemplo de ação simples que pode ter um grande efeito.

Depois de 24 a 48 horas da saída do hóspede, envie um e-mail agradecendo por ele ter escolhido o seu estabelecimento. Com certeza o cliente vai apreciar essa atitude e sua marca ficará gravada positivamente na memória dele.

7. Faça uma pesquisa de satisfação

Entender o que deixa seus clientes felizes e o que não os deixa satisfeitos é fundamental para que você saiba onde deve melhorar e o que deve ser destacado como diferencial.

No mesmo e-mail de agradecimento, você pode incluir uma pesquisa de satisfação, para entender como foi a experiência do hóspede em seu hotel.

8. Peça feedback

Aproveite e peça para ele deixar um feedback (no site ou nas redes sociais) compartilhando as impressões dele sobre o seu estabelecimento.

Pedir feedback ao hóspede mostra que você está realmente preocupado em garantir a satisfação dele. Além disso, é uma excelente maneira de entender no que sua empresa pode melhorar. Assim, você pode fazer até mesmo aquele hóspede que não ficou tão feliz com sua estadia voltar a seu hotel. Se alguém reclamou do café da manhã, por exemplo, ofereça uma condição exclusiva para que essa pessoa retorne e conheça as novidades e melhorias do cardápio.

E aí, vai colocar essas ideias em prática e fidelizar um hóspede?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.