6 formas de treinar a equipe de seu hotel com baixo custo

treinar a equipe de seu hotel

Treinar a equipe de seu hotel é fundamental para manter o bom funcionamento do seu negócio

Em períodos de crise, os cortes de custos às vezes são inevitáveis. E quando se fala em treinar a equipe de seu hotel, a primeira coisa que vem à mente do gestor é: gasto! O que não dá para deixar de lado, porém, são aspectos essenciais para o bom funcionamento de um negócio. O treinamento dos funcionários é um deles. Mas nem sempre treinar a equipe de seu hotel precisa ser sinônimo de um grande investimento. Muitas vezes, ações simples podem ajudar a desenvolver e preparar os profissionais de seu hotel ou pousada de forma muito eficiente.

Apesar de ser importante para desenvolvimento de qualquer empresa, treinar a equipe de seu hotel nem sempre é tratado como prioridade por muitos gestores.

Os profissionais do seu hotel ou pousada são um fator crucial para o sucesso do seu negócio. Afinal, o atendimento tem um papel importantíssimo para a satisfação do hóspede; e hóspedes satisfeitos se tornam clientes fiéis e ajudam a fortalecer a credibilidade para sua marca.

Curioso para saber como isso pode funcionar? Confira as dicas a seguir e saiba como treinar a equipe de seu hotel de maneira prática, sem precisar gastar muito com isso.

1.   Dividir conhecimento

Escolher um funcionário – que possui conhecimentos específicos sobre um tema importante para a empresa – para dar uma palestra para os demais pode ser uma forma eficiente de treinar uma equipe. Outra opção é criar grupos de estudos com funcionários de diversos setores para se aprofundar em determinados assuntos. 

Na prática, reúna seus colaboradores, escolha um tema importante e exponha ao grupo. Peça para eles darem suas visões sobre a questão. Compartilhem alguma dúvida ou situação difícil que vivenciaram ou estão vivenciando com algum hóspede. Depois, os outros integrantes do time comentam a questão, dizendo o que pode ser feito para resolvê-la. Dessa forma, todos aprendem juntos.

Juntos, vocês podem chegar a ótimas maneiras de melhorar seus serviços. Isso trará bons resultados para o estabelecimento e também para os colaboradores! Além de todos se manterem atualizados.

2.   Analisar seus concorrentes

Analisar o que seus concorrentes têm feito também pode ser interessante para aprender mais sobre o mercado e sobre os clientes. Além disso, é interessante também avaliar casos de sucesso nacionais e internacionais – mesmo que não sejam seus concorrentes diretos.

Selecione alguns casos de sucesso e os apresente à equipe. Você pode enviar por e-mail antes, para que eles estudem os fatos. Depois, peça para que eles digam o que aprenderam com o exemplo mostrado. Além disso, fale para eles se inspirarem no caso e dizerem de que forma o que foi mostrado poderia ser aplicado no seu hotel ou pousada.

3.   Mudar as funções

Organizar uma mudança de funções entre os funcionários é uma forma de capacitar sem gastar. Essa técnica, conhecida pelo termo em inglês “job rotation”, é bastante utilizada em programas de trainees. A ideia por trás desse rodízio é incentivar os funcionários a aprender tarefas diferentes e desenvolver novas habilidades. Além de terem uma visão mais ampla do negócio.

4.    Criar cartilhas e cartazes

Uma das formas mais comuns de treinamento é por meio de cartilhas e cartazes. Apesar de ser uma medida simples, ela é bastante efetiva para treinamentos simples. Em seu estabeliciment, por exemplo, você pode treinar a equipe de seu hotel ensinando desde como deixar um ambiente limpo e organizado até como gerenciar um hotel ou pousada. Isso gera menos tempo e menos reclamações de hóspedes.

5.   Procurar cursos online e palestras gratuitas

Muitas empresas investem em atividades educacionais para complementar a formação de seus funcionários, mas pequenos e médios negócios nem sempre tem orçamento para isso. 

Uma solução pode estar nos cursos online. Existem opções gratuitas e que têm bastante qualidade, como os disponibilizados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Existem também algumas opções baratas: o site de educação à distância Veduca, por exemplo, tem cursos de MBA de grandes universidades e que custam em média dez vezes menos.

Além disso, existem diversos seminários e palestras online que podem ajudar a complementar o treinamento dos funcionários.

6.   Motive seus funcionários

Para garantir o sucesso dessas ações é fundamental motivar os profissionais. Por isso, é importante criar algum tipo de recompensa para os colaboradores que participam dos treinamentos. Pode ser um bônus, um certificado, um presente, etc. O importante é valorizar o esforço da equipe e incentivá-los de alguma forma a adquirirem cada vez mais conhecimento.

Você conhece alguma dinâmica interessante para desenvolver os profissionais? Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe sua visão e conhecimento conosco, também queremos aprender com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.