A importância do café da manhã e as tendências desse serviço na hotelaria

café da manhã

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. E começar o dia em um hotel, com um bom café da manhã é a cortesia mais valorizada pelos viajantes.

Na verdade, para alguns clientes, esse é um dos momentos mais esperados da estadia. Toda a experiência de ficar hospedado em um hotel não será completa sem um bonito e gostoso café da manhã. Além disso, o desjejum é fator fundamental para que o viajante escolha o seu hotel.

E isso é uma boa notícia para os hoteleiros! Uma pesquisa realizada pelo site Hotels.com mostrou que o café da manhã é um dos serviços mais importantes para os clientes na hora de escolher em qual estabelecimento ficar, perdendo apenas para a Wi-Fi.

De acordo com a pesquisa,  98% dos viajantes do mundo inteiro alegam a importância de se hospedarem num hotel onde o café da manhã tenha maior variedade de itens, mesmo que só alguns comam um pãozinho com uma xícara de café, mas se sentem importantes em estarem diante de tantas guloseimas.  A refeição também ganha destaque quando há produtos típicos da culinária regional, além de uma grande oferta de frutas e sucos.

Neste post que a Divulggare preparou, saiba quais são as principais tendências dessa área e descubra como seu hotel ou pousada pode incrementar a renda por meio desse serviço.

O café da manhã e a experiência do hóspede

Um buffet de café da manhã traz muitos benefícios para os hóspedes, tornando-se uma experiência muito mais agradável de modo geral. Quando alguém faz a primeira refeição caprichada, é comum as pessoas dizerem que “parece um café da manhã de hotel”. Isso porque essa refeição está totalmente atrelada à experiência da hospedagem. Quando fazem uma reserva, os seus clientes esperam ansiosamente por esse momento. 

Além do mais, eles não precisam sair do hotel para procurar uma padaria ou uma cafeteria. Os viajantes não sabem para onde ir tomar um café da manhã decente, porque eles não estão familiarizados com o seu destino. Sem o seu buffet de café da manhã, uma grande quantidade de tempo seria perdido à procura de um bom lugar para comer.

Comodidade na estadia

Quem não gosta de acordar e ter o café da manhã pronto esperando?

Milhares de viajantes em todo o mundo dizem que o café da manhã é o quesito mais importante para se ter comodidade e é fundamental no momento da reserva. Com o desjejum oferecido pelo hotel, eles podem se programar para se deliciar com essa maravilhosa refeição, sendo em um horário mais cedo, ou mais tarde mais tarde, dependendo de sua programação para o dia. Não se preocupar com isso pela manhã é um ponto crucial para o hóspede.

Tendências de café da manhã

O Café da manhã se tornou tão popular que essa tendência está em todo o mundo, com formas únicas e novas para oferecer aos hóspedes o melhor e delicioso desjejum.

Além dos pratos tradicionais que os clientes esperam do “café da manhã de hotel” – tais como omelete, cachorro-quente, cereais etc. –, é preciso estar atento a algumas tendências de alimentação que podem fazer diferença na escolha o seu hotel.

Estilo saudável

Muitas pessoas estão buscando um estilo de vida mais saudável e isso, claro, se reflete nas escolhas de onde comer. Por isso, se o seu hotel quer atrair esse grupo, precisa oferecer opções nutritivas e balanceadas para a primeira refeição.

O seu cardápio precisa ser apresentar frutas frescas, pães orgânicos, doces de frutas orgânicas, além de alguns alimentos com restrições de açucares, glúten,  produtos  diets e lights.

Esse menu vai muito além da alimentação em si, pois comprar produtos orgânicos estimula a economia local e estabelece uma visão mais consciente do que se consome – o que, novamente, fará com que seu hotel seja escolhido por hóspedes que defendem essas atitudes.

Estilo Funcional

É só dar uma olhada na internet que você verá centenas de fotos dos famosos “smoothies” – batidas de frutas e legumes.

Oferecer um smoothie logo na primeira refeição vai chamar a atenção daqueles que seguem esse estilo de alimentação mais funcional. Você pode oferecer uma opção fixa ou dar a possibilidade de o hóspede “montar” a sua mistura preferida, de acordo com a disponibilidade de frutas e legumes.

Pratos étnicos

Outra tendência interessante que pode fazer seu hotel se destacar é ter um café da manhã com toque internacional. Saber que seu estabelecimento oferece pratos de diferentes etnias no desjejum vai chamar a atenção dos clientes mais cosmopolitas.

Você não precisa oferecer só pratos internacionais. Pode fazer uma sequência, oferecendo uma ou duas opções de café da manhã de outros países – como um complemento do desjejum para aqueles que gostam ou querem experimentar.

Comidas Regionais

Também é fundamental valorizar as comidas locais. Afinal, muitos hóspedes estão hospedados em seu hotel para conhecer a região, por isso, é importante oferecer essa experiência gastronômica nativa.

Uma ideia é fazer parceria com estabelecimentos da cidade que produzem alimentos típicos da região para incentivar os hóspedes a experimentarem os sabores locais – começando pelo café da manhã.

Tenha um bom Lay-out do buffet 

Deixe o ambiente do café da manha agradável e com fácil acesso para os hóspedes. É preciso entender a composição e harmonização de ambiente, saber equilibrar os itens e disponibilizá-los corretamente em seus devidos lugares. O corte das frutas e dos frios exigem técnicas de garde-manger!

Dicas importantes!

Comunique seus diferenciais de café da manhã

Divulgue seus diferenciais de café da manhã. Exemplo, se você oferece produtos veganos, sem glúten, entre outros diferenciais. Isso atrairá a atenção dos viajantes que possuem esse estilo de alimentação e fará seu hotel se destacar em relação a outros que não tenham essas opções (ou que tenham, mas não informam isso claramente aos clientes).

Acesso fácil ao menu e o cronograma do café da manhã

Para facilitar a pesquisa dos clientes, deixe disponível em seu site as opções oferecidas no desjejum e o cronograma do cardápio. Caso haja alguma data com opções especiais (um prato internacional toda quarta-feira, por exemplo), deixe com bastante destaque. Assim, quando ele estiver fazendo a pesquisa, terá essas informações importantes à disposição para ajudá-lo a decidir.

Ofereça serviços exclusivos de café da manhã

O café da manhã pode ser também uma maneira de você aumentar o faturamento. Para isso, você pode oferecer esse serviço de forma premium. Trata-se de um “upsell” uma venda extra fácil que pode ser adicionado ao menu de room-service do  seu  hóspede, ou  no ato  da  reserva!

O cliente pode contratar um menu especial para o seu café da manhã ou pode pedir um café da manhã exclusivo no quarto.

Por um valor extra, um casal pode ter um café da manhã romântico no quarto. Se for um viajante a negócios, ele pode comprar um café da manhã especial para levar para o escritório ou comer no caminho.

Invista no desenvolvimento desse serviço para se destacar no mercado! Aumente a satisfação dos clientes e também contribua para a melhora no seu faturamento.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.